Depois de passar por 28 cidades em 23 países e de percorrer mais de 12 mil quilómetros, a autocaravana da Web Summit completou este sábado, 5 de novembro, a sua última etapa: os 53 quilómetros que separam Lisboa da Ericeira.
Embora a maior conferência tecnológica do mundo só comece na segunda-feira, dia 7, no Parque das Nações, naquela que será a sua primeira edição em Lisboa, o seu fundador, Paddy Cosgrave, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, chegaram à Ericeira para dar início à Surf Summit.
A Surf Summit foi uma ideia da mulher de Paddy Cosgrave, a modelo Faye Dinsmore. Durante este fim-de-semana, 200 participantes vão andar a fazer surf, ioga, paddle e BTT. Vão ouvir os surfistas Garrett McNamara, Tiago Pires, Anastasia Ashley e Andrew Cotton e dar um pezinho de dança no Ouriço, que ganhou a fama de ser a “discoteca mais antiga de Portugal”.
E já um grupo se fazia ao mar, nas ondas mais calmas da Foz do Lizandro, próprias para a iniciação nos segredos da modalidade, quando João Vasconcelos lançava a campanha This is Portugal.
Qual Berlim, qual São Francisco! A campanha do Governo, destinada a atrair empreendedores ao nosso País, destaca quatro vantagens que Portugal pode oferecer: a disponibilidade de 400 milhões de euros para investir em startups em parceria com business angels e capital de risco; os benefícios fiscais para investidores em fases iniciais de uma empresa; as mais de 80 incubadoras certificadas; e a banda larga em todas as escolas.
No fundo, esta campanha quer divulgar as medidas do programa Startup Portugal, lançado este ano, aproveitando o balanço da Web Summit.
“Temos de olhar para o impacto deste evento a longo prazo e não apenas para o impacto imediato na economia, nas dormidas dos hotéis, nas viagens de táxi, nos restaurantes… “, referiu Paddy Cosgrave, realçando os efeitos “na imagem do País” e nas novas gerações de empreendedores. “Podemos inspirar uma nova geração?”, perguntou.
Bilhetes esgotados
Inspiração ou não, o certo é que os bilhetes para a Web Summit 2016 já esgotaram. Venderam-se mais de 53 mil entradas para a conferência (a 900 euros cada), o dobro do que as vendidas em 2015, em Dublin. (veja aqui o roteiro para uma Lisboa no centro do mundo)
Este número acumula com os 19 mil bilhetes de um só dia destinados a jovens entre os 16 e os 23 anos. Assim, no total, a Web Summit de Lisboa terá 72 mil participantes. “É incrível que tenhamos atingido este número apenas seis anos depois de 400 pessoas terem estado na primeira Web Summit em Dublin”, disse Paddy Cosgrave, em comunicado.
Com os hotéis praticamente esgotados, a Web Summit deverá ter um impacto direto em Lisboa de cerca de 200 milhões de euros. A conferência realizar-se-á na capital portuguesa até 2020.