Abriu dia 3, mas o projeto Vila já é razão para muita conversa. Ou não fosse este o lugar onde há cerca de duas semanas aconteceu a primeira "Tomatina" portuguesa.

"A iniciativa despertou a curiosidade para o projeto", salienta Luís Pinheiro, da organização. É certo que não vai a tempo de integrar o enorme "gaspacho com nabos a boiar", mas os motivos para rumar a Braga não se esgotam aí. Após a primeira luta dos "guerreiros do tomate", o Vila abre as portas da praça multiusos para 120 dias de festa, non-stop. Não tendo conhecimento de nenhum outro projeto com estas características, a organização remeteu o programa ao Guinness como "o maior festival de verão alguma vez realizado".

Situado no centro histórico da cidade, entre o Largo de S. Francisco e a Praça Conde Agrolongo, reúne sete sítios diferentes: restaurante grill, geladaria, adega típica, cervejaria, bar irlandês, jardim e espaço coberto multiusos.

"É um lugar vocacionado para famílias", onde se pode "desfrutar de uma série de conceitos importados de todo o mundo", conta Luís Pinheiro.

Além da parceria com a Câmara e a Associação Comercial de Braga que permitiu estender o horário dos espaços, o Vila é um espaço aberto à cidade. "Estamos disponíveis para acolher projetos de outras pessoas, sejam eles debates, exposições, cinema ou teatro de rua", adianta. Para tentar chegar ao maior número possível de clientes, de domingo a quinta, a entrada é livre. À sexta, sábado e véspera de feriado terá de pagar €5 (consumíveis).

Nesta espécie de aldeia global reunida na praça reproduzem-se iniciativas como a Tomatina ou o Oktoberfest aliados a projetos temáticos como a Semana São João, Beach Party, Hollywood, Pink-Up Week e festivais de world music. Para a noite de estreia convidaram a banda brasileira Garotas Suecas, a espanhola Picolissima Jug Band e os festivos Kumpania Algazarra.

O ambiente muda com o avançar do dia e, quando a noite se instala, há sempre a certeza de alguma coisa estar a acontecer na Vila.


TOME NOTA
De 13 a 19 junho, recriam a tradição germânica da Oktoberfest, ao som de bandas como, entre outras, Zen, Arrefol, Karrossel e Post Card Brass Band.

Na semana do São João, 20 a 26 junho, tocam Wooden Wand, Secret Chiefs e Pé na Terra.

E durante a Beach Party, 27 junho a 3 de julho, vai poder dançar ao som The Gilberts Feed Band e Peste e Sida.


VILA
Al. Cardeal António Ribeiro, Braga
www.vilabraga.com
Dom-Qui 10h-3h
Sex-Sáb 10h-6h