Pilotos desconvocam greve
04.07.2012 às 14h29

Adriana Morais
A greve dos pilotos da TAP, cujo primeiro período iria ter início esta quinta-feira, foi cancelada, anunciou hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).
A greve dos pilotos da TAP, cujo primeiro período iria ter início na quinta-feira, foi cancelada, anunciou hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).
"Esta decisão resulta de um entendimento alcançado entre os pilotos e a administração da TAP, através da importante mediação do Governo que prevê a criação de um grupo de trabalho tripartido para a resolução dos problemas que motivaram a greve", justifica a direção do SPAC, num comunicado.
Os pilotos esclarecem ainda que "não estão a fazer exigências materiais, nem a greve tem qualquer relação com a privatização" e que são movidos apenas pela "defesa da empresa e de princípios éticos, de justiça laboral e de regras essenciais de um Estado de Direito".
Em comunicado oficial, o Conselho de Administração da TAP "lamenta os prejuízos e inconvenientes já causados pelo anúncio da greve" e avança com números: "Desde o anúncio do pré-aviso de greve, em 21 de junho, e até hoje, a TAP registou um prejuízo direto de 9,7 milhões de euros e 46.230 cancelamentos de reservas".