Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Guia para poupar e conseguir viagens de avião baratas

Turismo e Aviação

  • 333

José Carlos Carvalho

Até ao Natal e fim de ano estamos em época baixa, no mercado do turismo. Aproveite as nossas dicas para poupar muitos euros e parta à descoberta

TOME NOTA:

Certifique-se de que custos adicionais como taxas de aeroporto, segurança, bagagem e uso de cartão de crédito estão incluídos no preço do bilhete



COMPARE PREÇOS ONLINE ATRAVÉS DE MOTORES DE BUSCA PARA VIAGENS

As melhorias nas opções de pesquisa dos agregadores globais possibilitam encontrar voos, sem necessitar de se dirigir a uma agência de viagens. Experimente o www.skyscanner.net, um motor de busca que incorpora todas as companhias aéreas, grandes e pequenas, e orienta o resultado para as soluções mais baratas.

Aqui ficam outras boas opções de motores de busca:

www.skyscanner.net

www.momondo.com

www.rumbo.pt

www.dohop.com

www.edreams.pt

www.vayama.com

www.itasoftware.com

www.lowcostroutes.com



VISITE OS SITES OFICIAIS DAS COMPANHIAS AÉREAS

Apesar da ajuda dos motores de busca, é nos seus próprios sites que as companhias aéreas anunciam as melhores ofertas. Normalmente, as campanhas de descontos duram entre um e três dias. Uma ajuda inteligente pode ser seguir as empresas nas redes sociais.



ATIVE OS ALERTAS DE VIAGENS

Receba as newsletters das companhias aéreas ou, então, ative os alertas a partir de sites como o www.airfarewatchdog.com, para se manter a par das baixas de preços.



SAIBA COMPRAR NO MOMENTO CERTO

A melhor altura para procurar voos é a partir das 15 horas de uma terça-feira. Porquê? É nessa altura que as companhias lançam descontos de última hora para preencher a lotação dos aviões do fim de semana seguinte. Mas procurar viagens cerca de três meses antes da data pretendida pode ser ainda mais vantajoso.



PROCURE DATAS ALTERNATIVAS

Por vezes, basta alterar a data de partida para conseguir preços mais baixos. Evite embarcar aos fins de semana e nas alturas de férias como o Natal ou a Passagem de Ano. Saiba ainda que viajar logo pela manhã ou durante a noite é mais barato.



VIAJE EM VÁRIAS COMPANHIAS AÉREAS

Procurar voos apenas numa companhia pode ser mais fácil mas nem sempre é a solução mais em conta. Saiba que companhias voam para o destino pretendido e experimente voar numa e regressar noutra.

A diferença de preços pode ser muito significativa.



ESTUDE ROTAS ALTERNATIVAS E AEROPORTOS SECUNDÁRIOS

Os voos diretos para o destino são, por norma, mais caros do que aqueles que fazem escala noutras cidades. Se tiver flexibilidade de horários, opte por voos indiretos e, até, com a utilização de aeroportos secundários.



SAIBA SE PODE TER UM PASSE AÉREO

Se for viajante assíduo ou tenciona viajar muitas vezes para o mesmo destino, informe-se quanto à possibilidade de adquirir um passe aéreo.

Várias companhias aéreas têm vindo a oferecer essa opção, de forma a promover a fidelidade dos clientes.



SE É ESTUDANTE, PROCURE DESCONTOS

Tal como no cinema, os estudantes podem ter a sorte de conseguir alguns descontos nas viagens. Consulte o site www.statravel.com, uma página que procura voos com descontos exclusivamente para estudantes.



FAÇA CHECK-IN ONLINE E CERTIFIQUE-SE DE QUE O PESO DA BAGAGEM NÃO ULTRAPASSA O LIMITE

Para evitarem as filas, muitas companhias aéreas não cobram pelo check-in quando este é realizado online. O transporte de bagagem também pode ser gratuito, desde que não ultrapasse um determinado peso (que varia, consoante as companhias aéreas e os destinos). Consulte sempre o site da operadora do seu voo.



COMPRE AS PASSAGENS COM CARTÃO DE DÉBITO E VERIFIQUE SEMPRE O PREÇO FINAL DO BILHETE

Muitas companhias, principalmente as low cost, cobram uma taxa extra se o pagamento for feito com cartão de crédito. Por isso, sempre que possível, faça o pagamento com cartão de débito. Verifique também se o preço do bilhete já inclui as taxas de combustível e aeroporto. Caso contrário, ainda terá de pagar um extra no final.



PEÇA REEMBOLSO, SE AS TAXAS DE AEROPORTO DESCEREM

Se as taxas descerem após a compra do bilhete, peça o reembolso.

Nem todas as companhias aéreas o farão, mas não custa tentar. Para se manter informado, registe-se no site www.yapta.com e receba os alertas sobre as flutuações do valor desta taxa.