Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cádis

Espanha

Cádis

A Andaluzia é uma terra com um brilho único. E as suas praias acabam por enfeitiçar o mais exigente dos viajantes. Desde Tarifa até à foz do Guadalquivir, Cádis emana uma luz sem igual.

COMO IR:

O percurso começa em Tarifa. A melhor forma de lá chegar, vindo de Portugal, é via Sevilha, onde se pode apanhar a estrada N-IV até Jerez de la Frontera e se toma depois a N-340 até Tarifa. A autovia do Mediterrâneo percorre toda a costa, de Málaga até à província de Cádiz.

 

 

DEVE VER:

Praias de Cádis -

São as mais valorizadas da Andaluzia e, provavelmente, de Espanha. Em Tarifa, a praia de Los Lances concentra centenas de surfistas. A praia de Bolonia é uma das mais extensas e agradáveis. Quase ao mesmo nível estão as praias de Los Alemanes, em Zahara de los Atunes, e a de Palmar, em Caños de Meca. Na cidade de Cádis, a mais conhecida é a da La Caleta, que merece uma visita obrigatória.

Ruínas de Baelo Claudia -

Cidade romana erguida a escassos metros do mar. Os vestígios arqueológicos permitem imaginar perfeitamente a vida quotidiana dos seus habitantes. Um são exercício mental que proporciona uma viagem no tempo ao visitante.

Castelo de Vejer de la Frontera -

A sua localização sobre um monte permite excelentes vistas panorâmicas sobre a região, em planícies onde pastam manadas de touros bravos.

Ilha de Sanctí Petri -

Entre Chiclana de la Frontera e San Fernando. Conta a lenda que na ilha existia em poço de água doce que enchia em sentido contrário ao das marés. Na parte mais alta da montanha ergue-se uma fortaleza datada do século XIX.

Museu de Cádis

(Plaza da Mina) - As suas peças mais importantes, os sarcófagos fenícios, dão testemunho da importância que a cidade já tinha no mundo antigo.

Oratório de São Filipe Neri

- Edifício histórico onde se redigiu e promulgou a Constituição de 1812.

Praça de touros do Porto de Santa Maria -

A praça taurina com maior importância e cartel da província de Cádis é também uma das mais conhecidas a nível internacional.

 

 

COMER:

A costa de Cádis possui uma gastronomia rica e abundante. Os seus melhores pratos são os de peixe e marisco. A difícil tarefa do viajante é a de escolher entre o bom... e o melhor. Em alguns casos, é aconselhável afastar-se das zonas turísticas para encontrar as melhores mesas.

Em Tarifa

A maioria dos restaurantes oferece uma cozinha típica andaluza e alguns pratos internacionais. Num dia de praia, a melhor opção é a de ficar pelas esplanadas a comer peixe frito acompanhado com sangria. Casas como

Los Melli

e

Cuatro Esquinas

são conhecidas pelas suas boas tapas. Para beber um copo à noite, não há melhor sítio do que o Café Central, bem no coração da povoação.

Em Caños de Meca

Nesta povoação impõe-se uma visita ao

El Pirata

, não só pela comida mas também porque da sua sala se goza uma vista magnífica sobre o mar, com pores-do-sol incríveis.

Em Cádis

A capital da província convida a arranjar lugar em locais tradicionais como o

Achuri

e em tabernas corno

La Manzanilla

. Outra boa sugestão é o restaurante

El Faro

(San Félix, 15). Situado no bairro popular de la Viña, é conhecido pelos seus requintados guisados de peixe.

Em Porto de Santa Maria

É o melhor lugar para comer marisco. El Faro de El Puerto, que possui um homónimo na cidade de Cádis, é um dos seus restaurantes mais populares.

Em Jerez de la Frontera

La Carboná

(San Francisco de Paula, 2) - Cozinha típica andaluza e carnes na brasa.

Em Zahara de los Atunes

Antonio

(Bahia de la Plata. Ctra. de Atlantera, km 1) - Comida mediterrânica com vista para o mar.

 

 

DORMIR:

100% Fun -

Ctra. Cádiz-Málaga, km 76, Tarifa. Tel. 956 680 330. São 22 quartps rodeados por uma vegetação semiselvagem, mesmo em frente à praia de Ponta Paloma. Tem piscina, um restaurante em estilo de esplanada onde servem comida andaluza e uma loja com as últimas novidades em roupa e material desportivo. Ambiente jovem.

www.100x100fun.com

Hurricane -

Ctra. 340, km 78. Tarifa. Tel. 956 684 919. Sobre a praia, com espectaculares sobre o Estreito de Gibraltar e Marrocos. Decorado ao estilo marroquino, e com todas as comodidades.

www.hotelhurricane.com

Hotel Ávila Avila -

 3, Jerez de la Frontera. Um «dois estrelas» mesmo no centro da cidade. Quartos pequenos, mas muito confortáveis.

Hotel Monastério de San Miguel Virgen de los Milagros

, 27. - Puerto de Santa Maria. Tel. 956 540 440. Um quatro estrelas instalado num antigo mosteriro do século xviii, bem no centro da cidade, na parte velha.

www.jale.com/monasterio

Cortijo de la Plata Ctra

- Atlantera, km 4, Zahara de los Atunes. Tel. 956 439 001. Alguns pormenores dizem tudo sobre este pequeno hotel cheio de requinte: a telha morisca, o páteo de pedra, o poço central e o jardim de bungavílias. Tipicamente andaluz!

 

NA REDE:

www.cadizturismo.com

  - Site da organização regional de turismo, com informação pormenorizada sobre alojamentos na zona, tanto hotéis como parques de campismo.

www.andalucia.org

  - Página oficial do turismo da Andaluzia.

www.guiadecadiz.com

  - Guia turística on-line, muito completa e com bons conselhos sobre os locais da moda para sair à noite.

www.cadiznet.com

  - Guia de turismo, lazer e cultura de Cádis.

www.cadiz.org

  - Directório de todos os serviços da província, com ligações muito úteis. Ideal para iniciar a preparação de uma viagem.

 

 

CURIOSIDADES:

1 - A ROTA DO VINHO -

Na zona de Jerez existem muitas adegas e casas vinícolas que, todos os dias, abrem as suas portas aos visitantes que queiram conhecer como se fabrica um dos vinhos mais famosos do mundo.Vale a pena visitar algumas:

La Mezquita

,

El Mollino

y

La Luz -

Três adegas míticas da família Domecq.

Bodegas Barbadillo -

Em Sanlúcar de Barrameda, com quase 200 anos de tradição (desde 1821).

www.barbadillo.com

Bodegas de Mora Osborne -

Em Porto de Santa Maria (Los Monos, 3), a adega que tem a marca dos célebres touros que se vêem em quase todas as estradas de Espanha.

www.osborne.es

 

2 - SAIR À NOITE -

As noites de Verão vivem-se com especial intensidade em Cádis. Se procura diversão, um dos lugares mais frequentados são os inúmeros bares na zona do Passeio Marítimo, onde se concentram diversas discotecas. No casco antigo, merece destaque a zona de Punta de San Felipe, que reúne bares para todos os gostos.

 

 

Publicado na edição número 17 da revista «Rotas do Mundo» de Agosto de 2006