Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Locais para dormir junto às 7 maravilhas rurais de Portugal

Dormir

  • 333

Os utilizadores do Toprural, um site de pesquisa de casas rurais, elegeram sete maravilhas rústicas do nosso país. Para cada uma a página sugere uma opção de dormida

O Moinho da Bibi (Candelária, Ponta Delgada, S. Miguel, Açores).
1 / 7

O Moinho da Bibi (Candelária, Ponta Delgada, S. Miguel, Açores).

Casa de Emaús (Chorense, Terras de Bouro, Braga).
2 / 7

Casa de Emaús (Chorense, Terras de Bouro, Braga).

Quinta da Alcaidaria-Mor (Ourém, Santarém).
3 / 7

Quinta da Alcaidaria-Mor (Ourém, Santarém).

Quinta do Mar da Luz (Luz, Faro).
4 / 7

Quinta do Mar da Luz (Luz, Faro).

Moinhos do Paneiro (Lugar Vale Seco, Santiago do Cacém, Setúbal).
5 / 7

Moinhos do Paneiro (Lugar Vale Seco, Santiago do Cacém, Setúbal).

Quinta do Molinu (São Bartolomeu dos Galegos, Lourinhã, Lisboa).
6 / 7

Quinta do Molinu (São Bartolomeu dos Galegos, Lourinhã, Lisboa).

Quinta da Mestra (Burgo, Arouca, Aveiro).
7 / 7

Quinta da Mestra (Burgo, Arouca, Aveiro).

Entre 25 de Setembro e 15 de Outubro, os utilizadores do site de pesquisa de casas rurais Toprural puderam votar na eleição das 7 Maravilhas Rurais de Portugal.

Os resultados foram os seguintes:

  • 1 - Lagoa da Sete Cidades, Ilha de São Miguel, Açores
  • 2 - Albufeira Vilarinho das Furnas, Terras de Bouro, Braga
  • 3 - Grutas de Mira de Aire, Porto de Mós, Leiria
  • 4 - Ponta de Sagres, Vila do Bispo, Algarve
  • 5 - Ilha do Pessegueiro, Sines, Setúbal
  • 6 - Arquipélago das Berlengas, Peniche, Leiria
  • 7 - Serra de São Macário, São Pedro do Sul, Viseu

 

A eleição foi simbólica (votaram 663 pessoas) e serviu para destacar as regiões rurais como "fonte de riqueza cultural indispensável do nosso país", lê-se no comunicado enviado pela Toprural às redações. 

Para que os amantes de turismo rural possam descobrir cada uma destas belezas naturais, o site sugere sete casas para pernoitar:

O Moinho da Bibi (Candelária, Ponta Delgada, S. Miguel, Açores)

Classificado como Património Regional, este moinho do séc. XIX com vista para o mar fica a 5 km da Lagoa das Sete Cidades. Aloja um máximo de 3 pessoas (um quarto com cama de casal e outro individual). No exterior encontra-se uma cozinha regional com forno de lenha. Além da lagoa, na proximidade encontrará as águas termais da Ferraria.

Casa de Emaús (Chorense, Terras de Bouro, Braga)

Esta casa renovada fica bastante próxima do Gerês, e a aproximadamente 20 km da Albufeira de Vilarinho das Furnas. Todos os quartos têm casa de banho privativa, e a quinta aloja até 14 pessoas. Além de visitar a referida barragem, poderá passear de barco no Gerês ou fazer caminhadas pela região. Também dispõem de boxes para cães, caso viaje com o seu companheiro de quatro patas!

Quinta da Alcaidaria-Mor (Ourém, Santarém)

Uma alameda de cedros conduz-nos a este solar do séc. XVII, palco do filme "O Delfim" (de Fernando Lopes, com Rogério Samora e Alexandra Lencastre). Aloja até 9 pessoas e todos os quartos têm casa de banho privativa. Existem ainda duas grandes salas com três lareiras que ajudam esquecer o frio. Fica a cerca de 27 km das Grutas de Mira de Aire. Além destas, poderá também optar por dar uns passeios de cavalo ou bicicleta.

Quinta do Mar da Luz (Luz, Faro)

Recebendo até 40 pessoas, esta quinta é composta por suites, quartos e casas, todos com ar condicionado, cofre, e um pequeno terraço no exterior. Depois de ir visitar a Ponta de Sagres, poderá exercitar-se no ginásio, no campo de ténis, e depois relaxar no banho turco. Bicicletas e viaturas estão também disponíveis para aluguer, tal como várias excursões.

Moinhos do Paneiro (Lugar Vale Seco, Santiago do Cacém, Setúbal)

A aproximadamente 18 km de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro, este alojamento recebe até 17 pessoas. É um antigo centro de moagem (agora restaurado de acordo com a construção típica alentejana) constituído por dois moinhos de vento e seis casas. Admite animais e tem bicicletas à disposição. Poderá ainda aproveitar e visitar as barragens de Morgavel e Campilhas.

Quinta do Molinu (São Bartolomeu dos Galegos, Lourinhã, Lisboa)

A Quinta do Molinu é composta por um T0, um T1, um T2 e um quarto duplo, recebendo até 10 pessoas, e podendo ser alugada na totalidade. Entre os equipamentos disponíveis encontram-se a sauna, o jacuzzi e o ginásio. Há também bar e restaurante. Quando quiser ir visitar as Berlengas, Peniche fica apenas a 18 km. Caso queira dar um saltinho a Óbidos, também se encontra próximo da quinta (cerca de 30 km).

Quinta da Mestra (Burgo, Arouca, Aveiro)

Aqui encontrará arquitetura de design em ambiente rural. O espaço do rés-do-chão permite observar um por do sol único. Aloja até 5 pessoas em dois quartos de casal, um individual e um sofá cama na sala. Há um fogão de sala a lenha e chaminé em aço inox que atravessa o quarto do 1º andar. A casa tem ainda caldeira a gás e radiadores (em todas as divisões). Além da Serra de S. Macário, aqui encontrará também a Serra da Freita, onde poderá visitar a Frecha da Mizarela.

Saiba mais em: http://www.toprural.pt/