Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A Terra Herdade - Odeceixe

Dormir

  • 333

Marcos Borga

Nesta espécie de guest-house indiana, fala-se português

Ainda na cama macia, com uma colcha de Marrocos, protegida pelo esvoaçante mosquiteiro, o despertar é feito ao som de 15 cabras, 14 galinhas, um casal de gansos, outro de patos, o cavalo Eco e Óscar, o cão.

"Quero trazer as pessoas de volta à terra", sublinham Francisco De Brion, 35 anos, e a mulher inglesa Cláudia, 30 anos, à conversa debaixo da tenda indiana do Rajastão, onde fica também a receção, cozinha e sala comuns. Prestes a comemorar um ano, o parque A Terra, tem, na sua maioria, clientes portugueses. Com capacidade para 22 pessoas, conta com quatro tipi de 36 m2 e três tendas do Rajastão, um pouco mais pequenas. Apesar de a herdade, perto de S. Teotónio, ter 11 hectares, Francisco concentrou as tendas numa única zona, pois tem muitos "sonhos" para realizar, naquele terreno. "Pretendo melhorar em qualidade, não em quantidade", diz Francisco.

A preocupação com a sustentabilidade do parque está sempre presente: o painel solar aquece a água; a fossa sética reaproveita a água para a rega; as duas sanitas comunitárias funcionam com sistema de compostagem (onde a serradura faz de autoclismo); e o xisto do terreno foi usado para o chão dos chuveiros e das tipi.

É na barragem artificial, com uma praia de areia branca fininha de reboco, oito espreguiçadeiras e quatro chapéus-de-sol de palhinha, que estão cinco estudantes Erasmus. Fernanda, 20 anos, de Curitiba (Brasil), lidera e cozinha para o grupo de brasileiros e espanhóis. O jantar há de ser macarrão com tomate, milho e atum, antes de fumarem cachimbo de água. Às quatro da manhã, os amigos continuavam dentro da tenda em conversa animada.

Noutra tipi, junto de uma macieira, Hélder Amador, 38 anos e Sofia Costa, 34, lamentam não terem uma cozinha e casa de banho independentes. Assim, sentem-se quase como se estivessem num parque de campismo comum.

Preços: Tipi e Rajastão de €50 a €110 (2-4 pax) c/ pequeno-almoço; cães permitidos

Equipamentos: cozinha, chuveiros e sanitas comuns; barbecue, fogueira, tenda de convívio com livros, café, Internet wireless; barragem e praia artificial com espreguiçadeiras, sombra, caiaque

Proximidades: São Teotónio (2 km), Aljezur (28 km), Lagos (58 km); praias da Zambujeira do Mar (7 km), Odeceixe (10 km) e Carvalhal (15 km)

 

A Terra Herdade Carvalhal das Figueiras, São Teotónio, Odeceixe T. 93 691 4279 www.aterra.pt (brevemente)

Descubra cada um dos locais em pormenor: