Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

De bicicleta até Nordkapp: crónica de apresentação

De bicicleta até Nordkapp

  • 333

Desde o Cabo da Roca, em Portugal, ao Nordkapp, na Noruega. Partimos no dia 1 de Março...

Antes de mais, convém apresentarmo-nos. Somos um jovem casal que, depois deste primeiro artigo, estaremos a léguas de ser considerados um casal dito normal. Sou a Telma Dénise, tenho 23 anos e vivo no Montijo, juntamente com o meu namorado, Tiago Lyrenkönen, de 25 anos.

Agora sim, o projeto! A ideia 8 mil para Norte surgiu há cerca de dois anos e veio da cabeça do Tiago, ainda estava ele longe de me conhecer. Nessa altura, deslocava-se de bicicleta para o trabalho e, refletindo enquanto pedalava, sentiu-se entusiasmado para fazer uma viagem de bicicleta. Mas algo que valesse a pena... Algo suficientemente longe, difícil de alcançar... e que tal ir de Cabo a Cabo? E que tal desde o Cabo da Roca, em Portugal, ao Nordkapp, na Noruega? Perfeito!

 

Ao longo destes dois anos tem-se preparado tanto física como financeiramente para a concretização deste projeto, não esperava encontrar a sua cara metade antes da viagem, mas eu apareci! O facto de, desde que me lembro de falar em sonhos, referir querer ter outro tipo de vida e conhecer o mundo foi um bónus, visto que o projeto passou a ter dois viajantes! Havia um contra, desde os sete anos que eu não tinha contacto com uma bicicleta... Solução? Vamos numa bicicleta tandem!



 

Temo-nos deparado com diversas opiniões sobre esta aventura, julgam-nos loucos, sonhadores, inconscientes. Não queremos deixar de sonhar nunca e se somos loucos por fazermos o que realmente queremos, venha mais loucura. A verdade é que encaramos a vida de outra forma...

Para nós, viajar não se trata de ir a uma agência, dizer "trate de tudo", pagar, fazer as malas, entrar no avião e regressar passado uma semana. Viajar é agarrar nas mochilas e correr o Mundo, passo a passo (neste caso, pedalada a pedalada), conhecendo tudo o que nos rodeia: pessoas, paisagens, cidades, comida, costumes, tendências. Queremos poder dizer "conheço essa cidade", porque de facto a conhecemos e não porque passamos na estrada e a vimos de relance pela janela do carro.

 

Com este desafio, pretendemos também adquirir e desenvolver a nossa autonomia, espírito de sobrevivência e melhorar a nossa condição física.

 

Falta menos de uma semana para partimos. Temos andado atarefados com tudo o que há por fazer: despedimentos, despedidas, treinos, comprar a bicicleta e equipá-la. Pensávamos que a tarefa de arranjar patrocínios seria um pouco mais simples, recebemos muitos "nãos", mandámos muitos emails em vão...

Contudo, temos que agradecer aos poucos mas bons que nos ajudaram na aquisição de alguns materiais e da própria bicicleta, como a loja Casa Abílio Bike Tavira, a loja Cenas a Pedal, a loja Mais Pedal e a marca Polisport.

 

 

 



 

Relativamente a dormidas, estamos inscritos em duas redes sociais direcionadas para esta área, CouchSurfing e WarmShowers, e tentaremos entrar em contacto atempadamente com as pessoas de cada localidade.

Temos também a opção de bater à porta de pessoas com casas térreas, pedir para acampar no quintal e, com sorte, se acharem que temos um ar simpático, pode ser que fiquemos em suas casas para um bom banho e uma cama quentinha.

 

Dia 1 de Março partiremos do Cabo da Roca e a primeira paragem será... na nossa casa no Montijo! Depois seguiremos caminho até Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Noruega, Suécia. Fizemos a rota de forma a passarmos por todas as capitais.

 

O regresso está planeado para Novembro ou Dezembro, contudo ainda pode ser alterado devido às condições meteorológicas pelas quais vamos atravessar.

 

Voltaremos a comunicar quando já estivermos a pedalar, esperamos que nos sigam :)

Até já,

Tiago Lyrenkönen

Telma Dénise



Saibam mais sobre a nossa viagem em:

https://www.facebook.com/8milparanorte

http://8milparanorte.blogspot.pt