Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A limpeza facial dupla não é um mito

VISÃO Saúde

Peopleimages

Vários especialistas têm recomendado este método já que, alegadamente, garante uma limpeza mais completa do rosto

A ideia de limpeza facial dupla não surgiu há muito tempo e tem ganho força agora, com vários especialistas a referirem o método como uma forma eficaz de se conseguir higienizar completamente o rosto. Este processo consiste, precisamente, em realizar uma limpeza dupla do rosto, ou seja, com dois tipos de produtos: um produto que remova a gordura e as substâncias lipossolúveis e que pode ser um sabonete, um creme lavante ou uma barra de limpeza; e um segundo passo que passa por ensopar um disco de algodão com água micelar, que tem capacidades hidrossolúveis, e passá-lo por todo o rosto.

O mais provável é que, depois destes dois passos, se observe que o disco ainda vem cheio de impurezas. Depois desta limpeza, a hidratação não pode ser esquecida, sendo importante a aplicação de um creme adequado ao tipo de pele em questão.

No verão, este tipo de limpeza facial torna-se ainda mais essencial, já que, durante os meses quentes, a pele fica mais sensível e precisa de cuidados acrescidos - 80% do envelhecimento do rosto está relacionado com a exposição solar.

Além da toma de cápsulas que incluam substâncias como a vitamina D e antioxidantes naturais como a vitamina C, a vitamina E e a vitamina B3, por exemplo, outro cuidado que deve ser tido durante os meses quentes tem a ver com a escolha do protetor solar, uma vez que protetores solares muito oleosos provocam borbulhas. Existe, além disso, uma maior tendência para se desenvolver acne tropical, que acontece quando os poros ficam entupidos com gordura e água, consequência do aumento da exposição solar, que faz, precisamente, aumentar a produção de gordura e suor pela cara. É importante, por isso, que os protetores solares para peles mistas ou oleosas sejam oil free.

Além disso, é muito importante lavar-se as mãos com regularidade já que, durante o verão, as mãos transpiram mais e transportam muitas impurezas para o rosto.

Assine por um ano a VISÃO, VISÃO Júnior, JL, Exame ou Exame Informática e oferecemos-lhe 6 meses grátis, na versão impressa e/ou digital. Saiba mais aqui.