Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Não dorme bem? Há uma VISÃO Saúde nas bancas para si

VISÃO Saúde

Já saiu o quarto número da marca VISÃO dedicada à Saúde. Nesta revista encontrará mais de 50 páginas sobre a ciência do sono, com os conselhos dos melhores especialistas

Hoje já ninguém tem dúvidas: o sono influencia a forma como vivemos e a saúde de cada um. Os estudos sobre os benefícios de uma noite bem dormida vão-se sucedendo, e a comunidade científica tenta descobrir a chave para a pergunta central: porque precisamos de passar tanto tempo a dormir? É que, quando chegamos aos 80 anos de vida, já passámos 26 deles de olhos fechados.

O sono é o tema principal do novo número da VISÃO Saúde, que já vai na sua 4ª edição – e que, este ano, devido ao sucesso que alcançou junto dos leitores, irá sair de dois em dois meses. Neste dossier, podem ler-se testemunhos de quem sofre de distúrbios de sono, como insónias ou apneia; conhecer as vidas de quem, por razões profissionais, é obrigado a viver à noite; receber os conselhos médicos para dormir melhor, bem como descobrir as ligações do sono com a alimentação, o sexo e a aprendizagem. E ficar, ainda, a saber quais são os tratamentos mais eficazes, desde os ventiladores aos recentes neuroestimuladores implantados já em 20 doentes portugueses.

Publicamos, também, entrevistas com Nick Littlehales, coach do sono de desportistas de elite, e com a neurologista Teresa Paiva, a mais reputada especialista portuguesa na área do sono. Atualmente, há mais de 100 distúrbios do sono que ameaçam a saúde de cerca de 45% da população mundial. Em Portugal, os números mostram a dimensão do problema: um milhão sofre de apneia, dois milhões ressonam, três milhões têm queixas de insónias. A somar a isto, outro dado preocupante: os portugueses dormem em média pouco mais de seis horas e meia, valor abaixo do que é recomendado.

Ao longo das 116 páginas da VISÃO Saúde, pode também ler vários artigos diferentes, como um sobre uma descoberta inovadora que liga o Alzheimer ao estilo de vida, um exclusivo da revista TIME; outro sobre a forma de combater as enxaquecas ou ainda um texto que relata a obsessão em arrancar pelos de que sofre a manequim portuguesa Sara Sampaio. “Os episódios são piores quando estou sob muito stresse ou quando não estou a fazer nada, como a ver televisão ou a ler um livro”, diz, a propósito, a modelo.

Esta edição da VISÃO Saúde conta ainda com artigos de opinião de diversos médicos que respondem, na rubrica "Consultório", às perguntas que todos querem saber: Com as vacinas do HPV, as citologias vão acabar? (Alexandre Valentim Lourenço); É ou não perigoso tomar banho durante a digestão? (Rui Pinto); Existem mesmo sintomas e doenças psicossomáticas? (Isabel Trindade); O Parkinson pode afetar jovens? (Alexandre Mendes).

Tudo isto para ler e saber, na nova edição da VISÃO Saúde, já nas bancas, por 4,90 euros.