Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

Um truque usado pelos militares que o vai pôr a dormir em dois minutos

Visão Mais

Esta forma de adormecer requer alguma prática, mas tem-se revelado uma solução eficaz para quem sofre de insónias

Foi desenvolvida para permitir que os militares se mantenham em alerta, e, ao mesmo tempo, que não cometam erros devido ao cansaço. Fala-se de uma técnica utilizada, supostamente, pelo Exército dos EUA em momentos mais stressantes e complicados.

Todos os passos que deve fazer estão descritos no livro Relax & Win: Championship Performance in Whatever You Do, do autor Lloyd Winter e que teve a sua primeira edição publicada em 1981. Mas recentemente, este truque ganhou força depois de ser revelado no site inglês Joe.co.uk.

E os resultados desta técnica parecem ter sucesso, com 96% de casos positivos após seis semanas de prática. Quer saber como funciona? Aqui ficam os passos:

1. Relaxe os músculos do rosto, incluindo a língua e os músculos à volta dos olhos
2. Solte os ombros o máximo que conseguir, assim como os braços, um de cada vez
3. Expire, relaxe o peito e, em seguida, as pernas (comece nas coxas e vá descendo)
4. Nos 10 segundos seguintes, tente limpar a sua mente de qualquer pensamento, antes de imaginar uma destas três situações:
-Está deitado numa canoa num lago calmo e não vê nada além de um céu azul claro
-Está deitado em cima de uma rede de veludo preto num quarto escuro
-Você diz "não pense, não pense, não pense" para si mesmo, repetidamente durante 10 segundos

Este método baseia-se no relaxamento do corpo e na tranquilização da mente e, segundo o especialista em sono Neil Stanley, este deve ser o objetivo principal quando se tenta adormecer. "Não vai conseguir dormir se a sua mente estiver a mil à hora e, portanto, qualquer coisa que possa fazer para diminuir a sua atividade vai ajudá-lo a dormir", afirma ao The Independent.