Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

6 boas razões para dormir sem roupa

Visão Mais

Há quem durma de pijama, quem prefira roupa interior e... quem opte por não vestir nada para a cama. Mas, gostos à parte, em termos de saúde, tudo indica que dormir nu seja o mais saudável

Se não dorme nu, o melhor é começar já. Existe uma série de benefícios associados a esta prática que podem estar a passar-lhe ao lado. Como estes seis:

Ajuda a regular a temperatura corporal

Segundo o The Sleep Council, uma organização britânica de especialistas do sono, a temperatura ótima para dormir ronda os 20 Cº. Durante o sono, a temperatura corporal baixa automaticamente, sendo que dormir de pijama pode dificultar o processo. No entanto, o sono também é perturbado se o corpo estiver demasiado frio. Cabe ao "dorminhoco" ter atenção à temperatura que o rodeia e tomar a decisão mais acertada sobre o que vestir ou não vestir para a cama.

Previne infeções

O uso de pijama aumenta a probabilidade de transpiração na zona genital. Ao não usar roupa, previne-se o aparecimento de infeções deste tipo – tais como infeções fúngicas, que prosperam em ambientes húmidos e escuros.

Melhora a vida sexual

Não deveria ser surpresa. Dormir sem roupa é uma boa maneira de se sentir mais próximo do seu parceiro. Além disso, o contacto pele com pele ajuda a libertar ocitocina, uma das hormonas responsáveis pelos sentimentos de amor e intimidade, mas também ligada à criação e fortalecimento de laços sociais.

Ajuda a fertilidade

Segundo um estudo realizado em 2016, os homens que não usam roupa interior para dormir podem aumentar a qualidade do seu esperma. Os resultados mostraram que, de uma amostra de 500 homens norte-americanos, aqueles que usavam boxers durante o dia e nada durante a noite tinham um risco de fragmentação do ADN do esperma 25% menor, em comparação com os que usavam roupa interior durante o dia e a noite. No entanto, o mesmo estudo não notou quaisquer diferenças na fertilidade feminina relacionadas com o uso ou não uso de roupa interior na cama.

Ajuda a regenerar a pele

Dormir nu permite também uma melhor regeneração noturna da pele. Ao passar um longo período de tempo sem roupa, a pele é liberta das irritações causadas pela fricção diurna nos tecidos. Problemas de circulação sanguínea causados pela roupa apertada ou por elásticos são também aliviados.

A razão económica

Se os benefícios apresentados acima não o convenceram, talvez este o faça: ao dormir nu, evita gastar dinheiro em pijamas, que poderá utilizar para qualquer outra coisa a seu gosto. Parece uma boa opção, não?