Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

Atenção a estes 10 sinais de stress (alguns não parecem, mas são)

Visão Mais

O stress manifesta-se de várias forma - umas óbvias, outras nem por isso, como é o caso de, pelo menos, alguns destes sintomas físicos

Mau humor e irritabilidade são algumas das consequências emocionais do stress. Mas este "mal" moderno afeta-nos de várias formas. Aqui estão dez sinais de stress. Alguns não parecem, mas são:

Músculos doridos

É provável que, quando sente uma dor no pescoço, associe esse desconforto a uma noite mal dormida ou a uma má almofada. Mas isso pode ser um sinal de stress porque a tensão recai sobre os músculos. Nos homens, é comum manifestar-se através de uma dor lombar, enquanto nas mulheres pode manifestar-se através de dores na zona superior das costas.

Dores de cabeça

Momentos de stress podem traduzir-se também em dores de cabeça, como prova u​​​​m estudo analisou esta associação. Durante dois anos, 5159 participantes (com idades compreendias entre os 21 e os 71 anos) foram questionados trimestralmente sobre o stress que viviam e as dores de cabeça que sentiam. Os resultados obtidos permitir concluir que existe uma associação entre a intensidade do stress e a frequência da dor de cabeça.

Sede

A ansiedade pode levar as glândulas suprarrenais a bombardear hormonas de stress no corpo, o que, por sua vez, pode levar a uma flutuação de outras hormonas e mesmo afetar os níveis de eletrólitos e fluídos no organismo. Muita sede pode ser, por isso, um sinal de stress.

Transpiração

Mãos e axilas húmidas podem ser um sinal de stress. A transpiração excessiva, conhecida por hiperidrose, devida ao stress é mal com dos stressados. Ouvir música ou respirar fundo podem ajudar a controlar o stress e a reduzir os níveis de suor.

Queda de cabelo

Uma perda de cabelo maior do que o normal pode ser um sinal de stress excessivo. Neste caso, o melhor é sempre recorrer a um profissional.

Idas excessivas à casa de banho

Dores de estômago ou necessidade mais frequente do que o nomal de ir à casa de banho podem ser também sinais de stress.

Constipações frequentes

O stress anda de mãos dadas com uma maior vulnerabilidade a doenças comuns como as constipações. Enxaquecas podem também surgir após os períodos de maior stress.

Problemas dentários

Cerrar os dentes é um problema que pode ocorrer durante o sono, por exemplo, sem que se aperceba e o principal causador é o stress. Não só pode provocar dores nos maxilares como pode danificar dos dentes, como concluiu este estudo que associou o stress psicológico a uma baixa saúde oral

Alterações no peso

Engordar ou emagrecer excessivamente pode ser um sinal indicativo de stress. Mudanças no apetite são um dos sinais mais comuns do stress. Um estudo, publicado no Journal Obesity, analisou os níveis de uma hormona de stress - o cortisol - em cabelos dos participantes. Os níveis de cortisol encontrados ncorrelacionaram-se com um índice elevado de massa corporal.

Perda de memória

Se costuma perder as chaves muitas vezes ou esquecer-se da carteira pode ser uma chamada de atenção para o stress. O stress crónico pode provocar uma redução da memória espacial (que o ajuda a lembrar de objetos e locais).