Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

É por isto que algumas pessoas não precisam usar desodorizante

Visão Mais

MANAN VATSYAYANA / GettyImages

Há uma explicação biológica para algumas pessoas não cheirarem mal quando transpiram

O gene ABCC11. Provavelmente o nome não lhe diz nada nem faz ideia se o tem ou não, mas é ele o responsável pela "sorte" de uma pequena parte da população mundial que não cheira mal quando transpira.

A presença deste gene implica a ausência de um químico que, quando combinado com o suor, serve de alimento às bactérias responsáveis pelo odor corporal desagradável.

Em 2013 Ian Day, um epidemiologista genético na Universidade de Bristol, e Santiago Rodriguez, professor de genética populacional e molecular no Laboratório de Epidemiologia Genética de Bristol lideraram um estudo sobre desodorizantes. Depois de analisarem 6.495 mulheres, descobriram que 2% das participantes (equivalente a 117 mulheres) eram portadoras do gene ABCC11.

Apesar do estudo não ter incluído homens, Ian Day, um dos autores, acredita que os resultados podem ser generalizados, o que permitiria dizer que o gene está presente em apenas 2% dos europeus. Segundo os investigadores, o gene está ausente também na maioria dos asiáticos.