Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

Será o fim das injeções de insulina diárias para diabéticos?

Visão Mais

  • 333

DR

Um grupo de investigadores dos EUA inventou uma tecnologia que controla os níveis de glicose no sangue durante semanas, com apenas uma injeção

Uma investigação da Universidade de Duke, nos EUA, descobriu uma tecnologia que pode abrir portas para um novo tratamento para diabetes tipo 2: uma única injeção que controla os níveis de glicose durante semanas.

Os investigadores criaram uma tecnologia injetável que, ao reagir com o calor do corpo, cria uma substância semelhante a um gel. Isso faz com que os medicamentos sejam libertados lentamente à medida que o gel dissolve.

Publicada no jornal científico Nature Biomedical Engineering, a investigação testou a substância em ratos e macacos e os resultados revelaram que, no caso dos ratos, o controlo glicémico foi assegurado durante dez dias e nos macacos durante 17. Apesar de ainda não terem sido realizados testes em humanos, os investigadores consideram os resultados promissores, uma vez que o metabolismo humano é mais lento, o que faz com que demore mais tempo a digerir a substância.

“Como o nosso metabolismo é mais lento do que o dos macacos e dos ratos, o tratamento deve, teoricamente, durar mais nos seres humanos. Então a nossa esperança é que esta seja a primeira fórmula bi-semanal ou mensal para pessoas com diabetes tipo 2”, revela Kelli Luginbuhl, autora do estudo.