Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

Gengibre ajuda a queimar gorduras e controlar o açúcar no sangue

Visão Mais

  • 333

TOBIAS SCHWARZ/ Getty Images

Contra a diabetes, a obesidade e ainda problemas cardíacos. Uma análise de dezenas de estudos reforçou a utilidade do gengibre, enquanto suplemento ou como ingrediente natural usado na alimentação

Uma nova revisão de 60 estudos, publicada nos Anais da Academia de Ciências de Nova Iorque, debruçou-se sobre os efeitos benéficos do gengibre na obesidade e na Síndrome Metabólica - uma combinação de três ou mais fatores de risco para diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

A Síndrome Metabólica "é um problema de saúde crescente que atingiu proporções muito grandes. Atualmente afeta um quarto da população mundial”, explicam os responsáveis pelo estudo.

Várias das investigações realizadas em humanos analisaram os efeitos do gengibre sob diversas formas, incluindo cápsulas, comprimidos e em pó para dissolver em bebidas. Em busca de soluções não-farmacêuticas, os investigadores da Universidade Agrícola da China consideram que o gengibre surge como uma alternativa natural bastante promissora.

Os estudos analisados mostraram que os constituintes desta especiaria são benéficos contra problemas de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e transtornos relacionados, ao atuar sob diversos mecanismos, nomeadamente na queima de gorduras, digestão de hidratos de carbono, secreção de insulina e diminuição da sensação de fome.

O gengibre revelou também ter propriedades anti-inflamatórias e diminuir o stress oxidativo (uma forma de envelhecimento celular), assim como os níveis de colesterol e pressão arterial. Mas não é tudo: esta raíz desempenha ainda um papel na redução da aterosclerose, uma doença inflamatória crónica que consiste na acumulação perigosa de gordura nas artérias.

Marie-Pierre St-Onge, da Universidade da Columbia (EUA) e autora de um dos estudos que integraram a revisão, adverte, no entanto, que a ciência ainda não é conclusiva sobre quais as doses específicas para fins preventivos.