Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

15 alimentos e bebidas que provocam inchaço na barriga

Visão Mais

  • 333

Sente a barriga inchada, mas não comeu nada fora do habitual? Talvez a culpa seja de um destes 15 alimentos e bebidas

A sensação de barriga inchada é comum e não há um truque mágico para o impedir. Mas é possível evitar alguns alimentos que podem ser os responsáveis:

1 Laticínios

A lactose é um açúcar natural presente em muitos alimentos de consumo comum, como queijo e leite. Estes produtos podem causar problemas de digestão - particularmente em pessoas que são intolerantes ou sensíveis à lactose, que não têm as enzimas necessárias para gerir esse açúcar.

As bebidas de soja, amêndoa ou arroz podem ser alternativas.

2 Vegetais crucíferos

Vegetais como brócolos, couve-flor ou couve de bruxelas incluem-se na categoria de vegetais crucíferos. São ricos em ácido fólico, vitamina C e fibras e alguns estudos elogiam-lhes as propriedades anticancerígenas.

Mas nem tudo é bom. Estes vegetais contêm também rafinose - um tipo de açúcar complexo que o nosso corpo não consegue digerir porque nos falta uma enzima para o fazer. Em vez disso, é fermantada por bactérias e esse processo causa gases e inchaço.

Assados ou cozidos a vapor, estes vegetais tornam-se mais facilmente digeríveis.

3 - Alimentos ricos em sódio

Quando comemos alimentos com elevado nível de sal, a reação natural do corpo é fazer retenção de líquidos, o que, por sua vez, provoca inchaço.

4 Álcool

Assim como os alimentos com alto teor de sódio, o álcool provoca a mesma reação: retenção de líquidos. Consumir álcool também aumenta as hipóteses de prisão de ventre, o que, claro, aumenta o inchado abdominal.

5 Melancia

A presença da melancia nesta lista talvez cause algum espanto, uma vez que a melancia é principalmente composta por água. Só que contém muita frutose que, apesar de ser um açúcar natural, muitas pessoas não têm capacidade de o absorver e... incham.

6 Leguminosas

Feijões, ervilhas, lentilhas, soja… Todos estes alimentos são ricos em fibras e proteínas, o que pode ter muitos benefícios, mas também os torna difíceis de absorber, obrigando as bactérias dos intestinos a entrar em acção, o que provoca gases e inchaço.

7 – Iogurtes

Alguns iogurtes podem ser bons para a digestão por serem ricos em probióticos. Mas os elevados níveis de açúcar noutros causam mais fermentação, o que significa mais inchaço.

8 Cereais

Cereais como centeio e trigo contêm frutano, um hidrato de carbono difícil de digerir para algumas pessoas. Alguns gastroenterologistas dizem que, muitas pessoas pensam que têm o estômago inchado devido ao glúten, quando, na verdade, isso deve-se ao frutano.

9 Bebidas gaseificadas

Qualquer tipo de bebidas efervescentes, sem exceção, vai fazer o estômago inchar devido às bolhas de gás.

10 Cebolas

As cebolas contêm hidratos de carbono, mais especificamente o tal frutano que, além de ser difícil de digerir, também retém mais água no intestino.

11 Adoçantes artificiais

Muitas pessoas optam por adoçantes artificiais pelos baixos níveis de calorias. Mas estes podem levar muito tempo a ser digeridos pelo intestino delgado, o que pode causar inchaço.

12 Pipocas

Não existe nenhuma substância nas pipocas que provoque inchaço. Neste caso, é mesmo o volume do alimento que normalmente se consome que vai levar a barriga a inchar.

13 Pastilhas sem açúcar

Não têm açúcar, mas têm adoçantes artificiais, que, como referido acima, são difíceis de digerir. Além disso, ao mascar, estamos a engolir ar que vai para o estômago.

14 Maçãs

As maçãs são constituídas por três substâncias que contribuem para o inchaço: fibra, frutose e sorbitol. Apesar da frutose e o sorbitol serem açúcares naturais, podem ser difíceis de digerir.

15 Café

Embora o café seja diurético, também é ácido - o que pode provocar inchaço. Caso seja intolerante à lactose, adicionar leite pode piorar a situação.