Visão Mais

Siga-nos nas redes

Perfil

As mil (e agora mais uma) razões para usar e abusar da canela

Visão Mais

  • 333

A canela pode ajudar a retardar o progresso de doenças como diabetes, obesidade e Parkinson. E um estudo recente ainda comprovou mais um benefício desta especiaria

O consumo de canela traz diversos benefícios para a saúde, nomeadamente na reversão dos efeitos de uma dieta rica em gordura. É a conclusão de um estudo preliminar apresentado no passado sábado, numa conferência da American Heart Association.

A especiaria ajuda a atrasar o processo de armazenamento de gordura e diminui o risco de problemas cardíacos. Os investigadores conduziram as experiências em ratos, mas acreditam que os resultados podem ser replicados em seres humanos.

Durante 12 semanas, os ratos foram alimentados com um suplemento de canela e os resultados demonstraram que foram encontradas mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o corpo de danos causados pelo stress. Também foram observadas perdas de peso e dominuição da gordura na barriga, apesar de estarem a consumir uma dieta rica em gordura.

E, se estas já eram boas notícias, o estudo indica ainda que entre os benefícios da canela estão também a diminuição da temperatura do estômago, o que ajuda na digestão, e a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Jé em 2010, um estudo realizado pelo Center for Applied Health Sciences, em Ohio, descobriu que uma solução de canela e água contém antioxidantes capazes de reduzir até 23% as hipóteses de desenvolver problemas de obesidade ou diabetes.

Num outro estudo, realizado em 2014, pela Rush University Medical Center, em Chicago, uma equipa de investigadores descobriu que a canela pode retardar o progresso da doença de Parkinson, bloqueando a perda de proteínas que ajudam a proteger as células e os neurónios e melhorando as funções motoras.