Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Como estudar melhor

Sala de Estudo

  • 333

\302\251 Khalil Ashawi / Reuters

Há ideias feitas sobre a melhor forma de estudar. Este «manual de tira-teimas» ajuda-te a esclarecer dúvidas

Para estudar bem, é preciso estudar muitas horas?

Estudar durante muito tempo causa aborrecimento, sono e altera a capacidade de atenção. É preferível um curto período de estudo com vontade de aprender e sem o computador, o telefone e outras distrações por perto. Estuda as matérias à medida que são dadas e, certamente, não precisarás de mais do que uma hora por dia.

Deve-se estudar sozinho ou em grupo?


Nem todos aprendemos à mesma velocidade. Por isso, estudar em grupo pode originar perdas de tempo, quer por distração quer porque o ritmo e método de trabalho é diferente de pessoa para pessoa. Geralmente é melhor estudar primeiro sozinho e só depois estudar em grupo, quando já se sabe a matéria, aproveitando-se para trocar ideias com os colegas ou tirar dúvidas.

Estudar com música resulta?


Se a música servir para tornar o ambiente em que estás a estudar mais tranquilo, pode ajudar-te a estar mais concentrado. Mas o foco tem de ser o estudo. Ou seja, estudar com música e não estudar a ouvir música. O volume deve estar baixo e as músicas devem ser tranquilas.

É melhor estudar sozinho ou com alguém por perto?

Quando não estiveres muito à vontade com alguma matéria ou te faltar a motivação para estudar, a presença de alguém de quem gostas pode ser útil. Estudar na mesma divisão da casa onde o teu irmão está a fazer os trabalhos de casa, ou na cozinha enquanto o pai ou a mãe preparam o jantar, pode tornar estes momentos difíceis em períodos de estudo mais produtivos. Mas lembra-te que não estás ali para conversar e tenta não te distrair com cada coisa que os outros fazem.

Fazer fichas de exercícios ajuda?

As fichas de exercícios e testes são materiais que podem ajudar. Mas não tentes resolvê-los sem ter estudado: primeiro, revê a matéria e só depois os deves resolver, para confirmares o que já sabes. Ou então responde às fichas enquanto procuras a resposta no livro e nos teus apontamentos – desse modo estás a estudar de forma dinâmica e a memorizar as respostas.


Atenção:

Na mochila, não deves levar mais de 10% do teu peso

E não te esqueças...

Divertires-te, praticar desporto, tocar um instrumento ou ficar sem fazer nada também é fundamental para conseguires bons resultados. Organiza-te e terás tempo para tudo!

Texto: Patricia Reis das Neves