Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

São Martinho: Comemorar o magusto

Fora de casa

  • 333

D.R.

O Dia de São Martinho comemora-se a 11 de Novembro. Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e as crianças aproveitam para brincar ao ar livre

D.R.

A previsão do estado do tempo para o fim de semana de São Martinho não é a melhor para brincar ar livre. No domingo não deve chover. 

Resta esperar que os senhores da meteorologia estejam errados e que seja possível cumprir a tradição que manda festejar com castanhas, água-pé (para os mais crescidos) e saltar por cima de uma fogueira com muito cuidado e adultos por perto.

Fica a saber algumas das festas de São Martinho previstas para os próximos dias. 

Magusto em Caminha

O certame "Sabores de São Martinho já começou no Largo Calouste Gulbenkian, entre as 10 e as 18 horas, com várias barraquinhas a convidarem à degustação de castanha, mel, vinho novo e mais produtos da época. Este domingo, 11, o horário é o mesmo, mas às 15 e 30 há magusto aberto à participação de todos. GRÁTIS

 

... Ou no Buçaco

No domingo, 11, Dia de S. Martinho, a partir das 16 horas assam-se castanhas e serve-se jeropiga aos visitantes da Mata, junto ao Palace Hotel. GRÁTIS

 

E em Gaia...

No Parque Biológico de Gaia, no próximo sábado, 10, as castanhas apanham-se a partir das 14 horas, no próprio parque. A partir das 15 e 30 será recriado o tradicional magusto. ¤3 a ¤6

 

No Zoo Santo Inácio, há um magusto na Eira, com oferta de castanhas a todos os visitantes do parque, no domingo, 11, às 16h30. Ao longo dia haverá ainda uma série de atividades como assistir à alimentação dos pinguins, demonstração de aves de rapina, entre outros. ¤7 a ¤10 com menos de 3 anos é gratuito  

 

No Jardim Botânico da Ajuda celebra-se o Dia de S. Martinho

No próximo dia 11, a par das castanhas, haverá muita animação com uma Feira da Tralha e um desfile de moda infantil, em que se desafiam os mais pequenos a desenvolver o conceito de "Estar na Moda". A música será trazida pelo Rancho Tradicional de Cinfães.

Almoço (com caldo verde, castanhas e água pé), rancho tradicional e até desfile infantil. Entrada a 2 euros. Reservas em 21 3622503.

 

Castanhas grátis em Cacilhas

No sábado, 10 de novembro, a partir das 10 horas da manhã, quem quiser festejar o São Martinho deve ir até à Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas (Almada), onde haverá vários assadores distribuídos por esta artéria histórica da freguesia. As castanhas são gratuitas e a animação também.

Um mercado de rua com artesanato, uma hora do conto sobre a lenda de S. Martinho, muita música e aulas abertas de dança, fazem parte da animação, que se estende das 10h da manhã às 22h.

 

Dia de São Martinho na Herdade do Esporão

Almoço de gastronomia regional e reconstituição da lenda de São Martinho por atores do Teatro Pim. O programa especial deste dia tem início às 12h00, com a visita às adegas.

 

OEIRAS: FESTAS DE SÃO MARTINHO

Oeiras volta a celebrar o São Martinho com a já tradicional Festa da Castanha no próximo dia 11 de Novembro, das 11H00 às 22H00, no Largo 5 de Outubro do Centro Histórico de Oeiras.

A par da oferta de castanhas (3 toneladas), estão disponíveis no local várias barraquinhas com gastronomia variada e muita animação, proporcionada por música ambiente e espetáculos.