Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Fim-de-semana em Família

Fora de casa

  • 333

Uma visita a Monsaraz é uma verdadeira viagem no tempo, já que a vila conseguiu manter as suas características medievais até aos nossos dias

Conquistada aos Mouros em 1167, Monsaraz (e em particular o Castelo foi, ao longo dos anos), a "sentinela do Guadiana", garantindo que de Espanha só viriam bons ventos e bons casamentos. 

Vila pedestre, e visitável num par de horas, nas quais se dá a volta completa, passando pelo Castelo e a Torre de Menagem medievais, pelo edifício dos Antigos Paços da Audiência (que data do século XIV-XVI) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séc. XVI-XVII) e se saboreiam as longas vistas, hoje cobertas da água do Alqueva. 

Em Julho, Monsaraz torna-se um "Museu Aberto", dando a conhecer os hábitos e costumes alentejanos de todas as espécies e feitios. 

Nas planícies que rodeiam o castelo, encontra-se a Herdade do Esporão que, depois de um grande período de obras, reabriu portas com programas e mais programas à volta do vinho, da vinha e do azeite. Com o avançar da Primavera, o Enoturimo floresceu e agora promete dar fruto a valer.

Nem todos os programas serão apreciados pelos mais novos, por isso valerá a pena consultar a lista de ofertas. À partida, o passeio (pedestre ou de bicicleta) "avifauna", com piquenique na herdade, dará para toda a família; o dia ao ar livre com canoagem também será do agrado dos mais pequenos ; e  a visita às vinhas, às caves e ao património da Herdade, com ou sem passagem pelo restaurante ou o wine bar, também será uma aposta segura.

Mais informações em www.esporao.com. Reservas: 266509280 ou reservas@esporao.com  

Pode também aproveitar a viagem e passear na Barragem do Alqueva. A pé ou de barco, com ou sem mergulho, dormindo a bordo ou noutro lado qualquer, é bonito e refrescante. Tem toda a informação de que precisa em www.roteirodoalqueva.com