Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Vê como a net te pode ajudar, até nos trabalhos da escola!

Notícias

  • 333

Marcos Borga

Manual de ferramentas virtuais

Descobre os truques e dicas que te podem ajudar a usar a internet da melhor maneira

Correio eletrónico, redes sociais, palavras passe... Todos estes conceitos fazem parte da linguagem habitual dos internautas (as pessoas que navegam na internet). Já deves ter ouvido falar neles, mas será que conheces os seus segredos?

Os irmãos Nuno e Inês Ferreira, de 12 e 9 anos, são verdadeiros "atletas" da rede. Consultam a internet quase todos os dias, na sua casa, em Lisboa. O irmão mais velho está habituado a pesquisar para os trabalhos da escola e aproveita para deixar um conselho: "Visito sempre vários sites sobre o mesmo tema para comparar a informação e confirmar que está correta."

Inês prefere usar o tempo livre para procurar vídeos divertidos no YouTube. Às vezes, até dividem o ecrã do computador e cada um realiza uma tarefa diferente ao mesmo tempo. "Costuma correr bem, mas também pode dar discussão", confessa a irmã mais nova.

O próximo projeto dos irmãos é criarem um blogue conjunto (site gratuito onde é possível colocar textos, fotos ou vídeo). "A nossa ideia é mostrar coisas divertidas que façam rir as pessoas", explica Nuno. Para navegarem na internet, contam sempre com a ajuda dos pais, com quem partilham todas as suas palavras-chave. E, agora, também vão experimentar as dicas da VISÃO Júnior para não se "perderem" na rede!

LÊ A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DE FEVEREIRO DA VISÃO JÚNIOR. JÁ NAS BANCAS!

Sabias que...

... A internet foi criada pelo exército norte-americano há 57 anos?

... Um terço da população mundial está ligado à rede?

... De acordo com as estatísticas da União Europeia, 41% dos portugueses nunca navegaram na internet?

... Seria preciso um milhão de cérebros humanos para armazenar toda a internet?

... 247 mil milhões de emails são enviados todos os dias?

... Os adolescentes passam cerca de 31 horas por semana na internet e apenas quatro horas a fazerem os TPC?

Estrelas da rede

Multiplicam-se os casos de jovens que viram a sua vida virada do avesso graças ao poder da internet. Eis alguns exemplos:

Revolta na cantina

A escocesa Martha Payne, 9 anos, criou um blogue em que classificava as refeições da cantina da escola de pouco saudáveis. Até o famoso chef britânico Jamie Oliver apoiou o movimento. Em poucas semanas, o blogue foi visto por 100 mil pessoas e obrigou a escola a mudar as regras do refeitório. Os alunos passaram a ter acesso livre à fruta! Agora, Martha pede aos estudantes de todo o mundo para lhe enviarem fotografias do almoço que serão colocadas no blogue (http://neverseconds.blogspot.co.uk/).

Amigo das árvores

Quando criou um site sobre a importância das árvores para combater o aquecimento global, o alemão Felix Finkbeiner nunca pensou que fosse criar um verdadeiro movimento mundial. Na altura, tinha 9 anos, hoje tem 14 e já conseguiu que fossem plantadas um milhão de árvores na Alemanha! Sabe mais sobre o seu projeto em www.plant-for-the-planet.org.

Mega aniversário

Em vez de enviar o convite para a sua festa aniversário apenas para os seus amigos no Facebook, a holandesa Methe, que estava prestes a celebrar o seu 16º aniversário, enviou a morada da festa para milhares de desconhecidos! Apareceram mais de 3 mil pessoas na festa e até foi necessário mobilizar a polícia da cidade de Haren para evitar confrontos.

Sempre na moda

A norte-americana Tavi Williams resolveu mostrar a sua paixão pela moda ao mundo e criou um blogue sobre o tema quando tinha 13 anos. Os seus artigos já foram citados no prestigiado jornal The New York Times. Hoje, tem 16 anos e continua a falar sobre as tendências da moda aos milhares de pessoas que visitam o seu site (http://www.thestylerookie.com/). 

 

Glossário

Aprende algumas das palavras usadas na gíria cibernética

A

Antivírus: Programa que protege o computador de sites maliciosos

B

Browser: É o navegador que permite aceder à internet, como o Internet Explorer ou Mozilla

C

Chat: Conversa online em tempo real

E

Emoticons: Palavra inglesa que designa os símbolos feitos com o teclado, como J ou :P

G

Gamertag: Nome usado pelos cibernautas que jogam online

L

Login: Normalmente é composto pelo nome de utilizador e por uma palavra passe. Esta combinação permite entrar num determinado sistema, por exemplo, na conta de email.

P

Post: Texto publicado num blogue ou num fórum

S

Spam: É uma abreviatura das palavras inglesas "spiced ham" (presunto picante) que significa uma mensagem de email não desejada. Normalmente são usadas para fazerem publicidade.

W

WWW: É a sigla, em inglês, de world wide web. Em português traduz-se por rede de alcance mundial. Designa todos os sites da internet.