Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Quem manda na tua terra?

Notícias

  • 333

No dia 29 vai haver eleições. Descobre para que serve esta votação e o que é que a tua vida tem a ver com ela

Com certeza já votaste para decidir quem fica na tua equipa de futebol ou para escolher o delegado de turma.

No dia 29, os adultos - todos os que têm mais de 18 anos - poderão definir quem vai tomar decisões por eles nos assuntos relacionados com a zona onde vivem. A isso chama-se democracia representativa porque quem vota elege representantes, como acontece com os delegados de turma. 

Os presidentes de câmara que vão agora ser escolhidos vão gerir o dinheiro do concelho onde moras e decidir sobre assuntos como a construção de escolas, a organização do trânsito ou a limpeza das ruas. Como vês,  o que estes governantes fazem tem consequências diretas no teu dia a dia.  

Os presidentes de câmara não governam sozinhos. Têm vereadores, que são uma espécie de ministros num governo mais pequeno, e ouvem os deputados que se reúnem na Assembleia Municipal, parecida com o Parlamento de São Bento. Quando os teus pais precisam de tratar de assuntos ainda mais concretos - como registar os teus animais de estimação, por exemplo  - vão à junta de freguesia. Os seus representantes também vão ser eleitos no dia 29. E já que estamos a falar de eleições, convém lembrar que às juntas de freguesia também compete preparar os documentos onde estão os nomes das pessoas que podem votar. São os cadernos eleitorais.

Não percas o artigo completo na revista VISÃO Júnior de Setembro. 

 

Disponível nas bancas e em IPad