Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Observação Pública do Eclipse do Sol

Notícias

  • 333

Neil Parley, U.K.

No próximo domingo, dia 3 Novembro de 2013, ocorre um Eclipse Sol, que em Portugal será apenas parcial. Podes observar ao eclipse no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em São Pedro do Estoril 

No próximo domingo, dia 3 Novembro de 2013, ocorre um Eclipse Sol, que em Portugal será apenas parcial.

Este evento será acompanhado por astrónomos e aficionados no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro de Estoril entre as 11h30 e as 13h30.

A observação é aberta ao público e realizada pelo NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e a futura "Casa de Astronomia", disponibilizando telescópios e equipamento de proteção adequado. A participação é gratuita.

Este eclipse é algo raro, chamado eclipse híbrido (eclipse total e eclipse anelar), que se estende numa faixa estreita de visibilidade desde a Florida/EUA até a Etiópia na costa leste africana.

Em oito anos, este é o primeiro eclipse solar visível em Portugal,  a próxima oportunidade de ver um eclipse em Portugal será apenas em 2015.

Participantes e visitantes podem observar e fotografar a nossa estrela e o progresso do eclipse de forma totalmente segura. Especialistas na matéria do Universo estarão presentes para responder quaisquer questões e para facilitar a observação do evento.

Horas dos contactos - dia 3 de novembro:

primeiro contacto:   11:35 horas

eclipse máximo:      12:22 horas

último contacto:     13:10 horas

ATENÇÃO: NUNCA OBSERVE O SOL SEM A PROTECÇÃO ADEQUADA!!

SÓ ÓCULOS E FILTROS ESPECIALIZADOS SÃO SEGUROS!!