Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Maior Presépio do Mundo

Notícias

  • 333

O maior Presépio do Mundo em Movimento conta com mais de sete mil peças e tem como objetivo manter a tradição em Portugal. Pode ser visitado gratuitamente em S. Paio de Oleiros, uma freguesia de Santa Maria da Feira

Podes visitar o presépio em S. Paio de Oleiros, uma freguesia de Santa Maria da Feira, até dia 3 de março de 2013.

A entrada é gratuita e pode ser visitado das 8h às 24h.

O Maior Presépio do Mundo em Movimento conta com mais de sete mil peças distribuídas por mais de 2000m² e tem como objetivo manter a tradição em Portugal. 

No Presépio da Cavalinho é possível ver a reconstituição bíblica em 48 cenas da vida de Jesus, o encontro da irmã Lúcia com o Papa João Paulo II e a Aparição da Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos. Pelo espaço, os visitantes podem ainda observar vários ofícios antigos e lembrar costumes portugueses, como o Folclore, a Volta a Portugal (relatada por um radialista da rádio Portuguesa), as Procissões, o Vouguinha e os Pauliteiros da Miranda, entre outros. 

Atualmente, todas as cenas e peças ocupam uma área superior a 2 000m², tendo aumentando 300m² de 2011 para 2012. Ano após ano, o presépio apresenta novidades. Este ano, começou a ser montado em março, envolvendo conhecimentos de várias áreas - engenharia, eletrónica e iluminação. No entanto, o que move a organização é a paixão e o gosto de mostrar aos visitantes a cultura e história portuguesa. 

95% das peças do Presépio foram produzidas por encomenda e muitas delas são propriedade exclusiva da Cavalinho. Existe uma manutenção constante e rigorosa para evitar a degradação e assegurar os movimentos. Para evitar o desperdício energético nos momentos de menor afluência, as peças têm um sensor de movimento. Mesmo na América Latina onde este costume é muito respeitado não existe nenhum presépio com tantas peças em movimento.