Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Amiga Internet

Notícias

  • 333

Descobre os truques que te podem ajudar a tirar o máximo partido da internet 

Há muita informação inútil na internet, mas também é possível aprender sobre os mais variados temas, se formos aos sítios certos. 

Como escolher um bom site

O primeiro passo para avaliar se os sites são confiáveis é saber se as instituições ou pessoas que os promovem são credíveis. Por exemplo, é muito improvável encontrar erros no site da agência espacial norte-americana, a NASA, mas, no blogue de uma qualquer pessoa que goste de astronomia, o risco é maior... Podes usar informação recolhida na internet nos trabalhos da escola, mas não deves copiá-la. O melhor é escrevê-la por palavras tuas. E não te esqueças de indicar o site onde a foste buscar! 

Como fazer pesquisas

Há alguns truques para encontrar mais rapidamente o que procuras na rede. Os motores de busca, como a Google, têm a opção de fazer pesquisas avançadas que permitem selecionar o idioma, a data ou a localização geográfica onde foram publicados os artigos. Mas a forma como escreves o que procuras também importa. Por exemplo, se puseres Cristiano Ronaldo, vais receber como resposta todas as páginas com os vários Cristianos e Ronaldos que existem. Por outro lado, se escreveres "Cristiano Ronaldo", entre aspas, só vão aparecer os artigos que têm os dois nomes. E, se acrescentares à pesquisa a expressão site: .pt, só vês os sites portugueses.

Enviar e trocar ficheiros

A melhor maneira de enviar ficheiros grandes por correio eletrónico ou de armazenar informação é usar programas de partilha online de ficheiros. Em vez de os documentos ficarem guardados a ocupar espaço no computador ou serem transportados no email (que não envia ficheiros muito grandes), são colocados na rede da internet. É preciso instalar o programa no computador e fazer o registo (criar um nome de utilizador e uma palavra-passe). Depois, basta arrastar os documentos que queremos guardar para a pasta que é criada. Para aceder aos ficheiros noutro computador vai ao site do programa e coloca o nome de utilizador e a palavra-passe.  

Tudo em segurança

Correio eletrónico, redes sociais, palavras-passe... Tudo isto faz parte da linguagem habitual dos internautas (as pessoas que navegam na internet). Os irmãos Nuno e Inês Ferreira, de 12 e 9 anos, são verdadeiros "atletas cibernéticos". O próximo projeto dos irmãos é criarem um blogue conjunto e "mostrar coisas divertidas que façam rir as pessoas", explica Nuno. Para navegarem, contam com a ajuda dos pais, com quem partilham as palavras-chave. E, agora, também vão experimentar as dicas da VISÃO Júnior para não se "perderem" na rede!

Palavras esquisitas

Criar uma boa palavra passe é essencial para que ninguém acede às nossas contas de internet. As passwords, como se diz em inglês, devem ser fáceis de decorar, mas difíceis de descobrir. Algumas das mais comuns, que deves evitar ao máximo, são "o próprio nome", "123456" e... "Benfica"! Lembra-te que só tu e os teus pais devem conhecer as senhas. 

Jogos 

Alguns sites de jogos contaminam o computador com vírus. Alguns endereços seguros: Meo Kids, Clube Penguin, MiniClip e Zoo Mumba. Também podes criar os teus próprios jogos em http://kids.sapo.pt/scratch, um site que ensina programação de forma simples.

Redes sociais

Se gostavas de ter conta numa rede social, como o Facebook, pede aos teus pais para fazerem o registo contigo (só são admitidos utilizadores com mais de 13 anos). 

O perfil pode servir para partilhares os teus interesses e estares em contacto com a família e amigos. Além de colocares fotos e vídeos, também podes assinalar eventos importantes (na barra lateral existe a opção Eventos) ou fazer um questionário aos teus amigos (na barra de estado, onde escreves o que queres dizer, está a opção Fazer Uma Pergunta). Para garantires a privacidade, deves manter o perfil visível apenas para os amigos (basta consultares as definições do Facebook, escolher a opção Definições de Privacidade e clicar em Amigos). 

APOIO AO ESTUDO:

Alguns endereços onde podes aprender: