Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

O cinema chegou à cidade!

Notícias

Começa hoje em Lisboa mais uma edição do festival de cinema IndieJúnior com filmes a pensar em ti. Até 12 de maio, há muito para ver no grande ecrã, e atividades que não vais querer perder

Já imaginaste como seria viver na casa de uma família se fosses um gato? E se conseguisses construir um papagaio de papel que te levasse até às nuvens? Talvez prefiras rir à gargalhada com um salvamento trapalhão no meio da neve ou até dançar com os teus pais.

Parece-te muita coisa? É é! Na edição deste ano do festival de cinema IndieJúnior, há muitos filmes para ver – na verdade, são mais de 40 - para idades a partir dos 3 anos e até para maiores de 12. A programação é muito variada e a projeção dos filmes acontece em três salas de cinema de Lisboa: o São Jorge, o Cinema Ideal e a Culturgest.

Destacamos alguns filmes a que poderás assistir:

Bicicleta com Asas dá-nos a conhecer Zahra, de 12 anos, que veio do Afeganistão e se refugiou na Noruega. O sonho dela é ter uma bicicleta que voe. Para quê?

Em Mahalia Não Pode Apanhar Chuva vamos conhecer a história de uma menina que anda no ballet e, por ter o cabelo encaracolado, se sente diferente das colegas e «obrigada» a esticar o cabelo. No dia de um espetáculo, começa a chover, o que faz os caracóis de Mahalia «saltarem»! Como é que isto irá acabar?

No divertido Fora de Pista, dois socorristas têm um salvamento especial para fazer na neve, contudo, parece que nada corre bem e a vítima ainda vai sofrer mais um bocadinho…

A Saia de Adão foi um dos filmes escolhidos por alunos do 6.º ano da Escola Luís Madureira e mostra-nos a conversa entre um pai e uma mãe sobre se hão de deixar o filho ir vestido com uma saia para a escola, e como terão de lidar com os outros pais que não acham piada à ideia.

Um outro filme muito especial é O Papagaio de Papel, com o qual vamos aprender que ninguém vive para sempre, e que nos conta a amizade entre um menino e o seu avô.

Em A Gata Gordinha, ficaremos com uma ideia de como é a vida na casa de uma família vista por uma gatinha branca muito engraçada... que começa a engordar.

A Gata Gordinha

A Gata Gordinha

Já no dia 4, às 16 horas, na Culturgest, haverá uma sessão muito especial. Trata-se do cine-concerto com a apresentação de dois filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton, heróis do cinema mudo, que será acompanhada por três músicos da Casa da Música do Porto, que compuseram temas originais para estas películas.

Charlot na Rua da Paz

Charlot na Rua da Paz

Para além dos filmes, há oficinas e atividades a não perder. Deixamos duas sugestões.

Oficina de movimento Sair da Caixa! dirigida a crianças com mais de 8 anos e dos pais que não se importam de fazer chocalhar os neurónios e pôr o corpo a mexer.
(Dia 11, no Cinema São Jorge, às 11 horas)

Em Plim! Fez-se Um Filme, vais descobrir como é que um livro em quatro imagens se torna um filminho de animação. No final, levas o teu trabalho para poderes mostrar aos teus amigos e fazees de novo.
(Dia 5, Biblioteca Palácio Galveias, às 15 horas)

Para descobrires todos os filmes, atividades, horários e locais, clica aqui.