Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Sonda espacial Rosetta aterra no interior de um cometa

Notícias

  • 333

Os cientistas aguardam ansiosos que a sonda envie informação e imagens para tentar compreender um pouco melhor o Universo

NASA

Rosetta é a sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia que tinha como principal missão encontrar no espaço e fazer um estudo detalhado do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. É um cometa que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter.

Lançada no dia 2 de Março de 2004, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa, a nave orbitou cinco vezes o sol e realizou dois voos na órbita de Marte, sempre a enviar dados e imagens para a Terra.

Esta sexta-feira, Roseta atingiu o seu destino final e sinal da sonda desligou-se. A sonda da Agência Espacial Europeia chegou ao destino final, no cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko.

No Centro de Operações Espaciais Europeu, em Darmstadt, na Alemanha, ouviram-se palmas.

Roseta é o segundo aparelho a conseguir aterrar com sucesso. O robô File, que em Novembro de 2014 aterrou no cometa, foi o primeiro. Os cientistas da Agência Espacial Europeia aguardam que a sonda envie as primeiras imagens e informação que certamente irão contribuir para um melhor conhecimento do Universo.