Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Chegou o Outono!

Notícias

  • 333

O verão chegou ao fim! O outono é caraterizado pela queda das folhas e das temperaturas, chegou esta quinta-feira, pelas 15h21. Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites

O outono é caraterizado pela queda das folhas e das temperaturas, chegou esta quinta-feira, pelas 15h21. Duas vezes por ano, nos equinócios da primavera e do outono, os dias são iguais às noites.

No primeiro dia de outono o sol nasceu às 07:25 e põe-se às 19:33, o que dá sensivelmente o mesmo número de horas de noite e de dia. A partir de agora as noites vão ser mais longas até ao solstício do inverno, em dezembro.

O outono é a estação associada aos amarelos e castanhos das árvores, associada à queda das folhas, aos primeiros frios e chuvas. É a preparação para o inverno que chega às 10h44 de dia 21 de dezembro, e na poesia aparece muitas vezes associado à melancolia e à nostalgia.

O Observatório Astronómico de Lisboa explica, na sua página na internet, que os equinócios são definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exatamente a Oeste, "encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias".