Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

O que é a NATO?

Notícias

O que quer dizer esta sigla? E qual é o papel de Portugal? Nós temos as respostas!

O que quer dizer a sigla NATO?

É uma sigla em inglês, e quer dizer "North Atlantic Treaty Organization", o que traduzido quer dizer qualquer coisa "Organização do Tratado ao Atlântico Norte (a sigla em português é OTAN). É mais comum ser chamada de NATO porque a sigla em inglês até parece uma palavra portuguesa. Também é conhecida como Aliança Atlântica porque inclui países do continente europeu e norte-americano, que estão separados pelo Oceano Atlântico.

Porque é que a NATO foi fundada?

Foi fundada para que os países que fazem parte desta organização se defenderem uns aos outros. O Tratado do Atlântico Norte foi assinado a 4 de Abril de 1949, há 61 anos. Na altura, o seu principal objectivo era defender a Europa de um ataque militar da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), um conjunto de países que não tinha boas relações com a Europa e com os EUA. Se um dos países fosse atacado, todos os outros entrariam em guerra para o defender.

Que países fazem parte da NATO?

Fazem parte 28 países: Portugal, são a Bélgica, o Canadá, a Dinamarca, a França, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Noruega, o Reino Unido e os EUA (que foram os países fundadores); e Grécia, Turquia, Alemanha, Espanha, República Checa, Hungria, Polónia, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Albânia e a Croácia.

Quais são as funções da NATO?

Apesar de defender a resolução pacífica dos conflitos (sem guerras) a NATO é uma instituição militar preparada para entrar em guerra. As suas missões tentam restabelecer a paz e garantir a segurança mundial.

A NATO está presente em todo o mundo?

Quando foi fundada, os países decidiram que só participariam nas guerras que acontecessem na Europa mas, atualmente, a NATO tem missões em países de outros continentes que não fazem parte da organização. A primeira missão fora da Europa aconteceu em 2003, no Afeganistão.

Qual o papel de Portugal na NATO?

O nosso país faz parte da organização desde a sua fundação, a 4 de Abril de 1949. Só existem 11 centros de comando da organização espalhados pelo mundo e um deles é em Portugal - fica em Oeiras.

O nosso país já participou em 20 missões em quatro continentes do mundo. Actualmente, há 725 militares portugueses ao serviço da NATO. Estão distribuídos pelo Afeganistão, Kosovo, Líbano, Bósnia, Congo, Somália, Etiópia, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Portugal está em guerra com os países em que a NATO está presente?

As missões em que Portugal participa são em território internacional e em conflitos que não envolvem Portugal de forma direta. Contudo, os militares nos países onde se desenrolam os conflitos enfrentam uma guerra a sério.

A NATO tem Forças Armadas próprias?

Não, os contingentes militares da NATO são formados pelas Forças Armadas dos países que fazem parte da organização. Quando é preciso organizar uma missão, os países disponibilizam soldados e equipamento das suas próprias Forças Armadas.