Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Em Luanda também se votou no livro mais fixe!

MIÚDOS A VOTOS

O Colégio S. Francisco Assis, em Luanda - a capital de Angola - também participou no projeto «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?»

Foram as professoras que desafiaram os alunos e alunas desta escola a participar. Quiseram fazê-lo para «fomentar os hábitos de leitura, desenvolver a autonomia e responsabilidade e criar a oportunidade de envolver os alunos na dinâmica de um processo eleitoral», explica a professora Isabel Pereira, diretora pedagógica do Colégio S. Francisco Assis.

Apesar de estarem noutro país, e até noutro continente, os objetivos são os mesmos: desenvolver a capacidade argumentativa, ganhar voz na transmissão de opiniões, e criar um espaço em que se aprenda a defender pontos de vista, apostando na improvisação e criatividade.

Desafio feito e aceite pelos alunos, passou-se à fase seguinte. Os miúdos do 5.º ano escolheram 10 livros-candidatos, e o 6º ano outros 8 livros. Fizeram cartazes e planearam apresentações, em que falaram aos colegas sobre a vida e obras dos autores, para além de contarem porque escolheram aquele livro. Durante a campanha fizeram teatros, ofereceram brindes, recriaram personagens, fizeram debates e até leituras expressivas, exposições e debates.

Durante os intervalos também foram transmitidos na rádio da escola podcasts de apelo ao voto! E tu, também participaste nos «Miúdos a Votos»?