Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Conheces estes livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada?

MIÚDOS A VOTOS

Conhece outros livros de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, escritoras nomeadas nos «Miúdos a Votos» com o livro «Missão Impossível»

Biografia

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada nasceram em Lisboa. Ana Maria Magalhães foi a primeira de cinco irmãos, e durante muito tempo não soube qual era a sua vocação. Estudou Flosofia, casou aos 21 anos, e descobriu que queria ser professora por acaso, quando foi dar aulas para uma escola em Moçambique. A segunda, Isabel Alçada, é a primeira de três irmãos, também estudou Filosofia e foi igualmente professora de Português e História no 2º ciclo. Entre 2009 e 2011, desempenhou o cargo de Ministra da Educação. Em 1976, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada conheceram-se à porta da Escola Fernando Pessoa e tornaram-se amigas, pois tinham muitas coisas em comum, nomeadamente infâncias felizes, com muitos primos, brincadeiras e atividades extra-curriculares.

Seis anos depois, as duas professoras escreveram o seu primeiro livro a quatro mãos: Uma Aventura na Cidade. Esta coleção, sobre as aventuras das gémeas Teresa e Luísa, e dos amigos Pedro, Chico, João, e os cães Caracol e Faial, originou uma série de televisão e um filme. Para criar as histórias, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada já viajaram bastante, tendo ido, por exemplo, ao deserto do Sara, a Cabo Verde, a França ou a Macau, entre muitos outros sítios.

Livros

Uma Aventura na cidade

É o primeiro livro em que se começam a juntar os elementos deste grupo de amigos: as gémeas, os três rapazes e os dois cães que os acompanham nas aventuras. Tudo começa quando Teresa e Luísa detetam movimentações suspeitas numa velha garagem. E não sossegam até investigarem e descobrirem tudo o que está a passar ali...

Os Primeiros Reis - História de Portugal I volume

Ao todo, a coleção tem seis obras que ajudam a conhecer melhor a História do nosso país. Neste primeiro volume, que tem como co-autor o grande historiador José Mattoso, podes ficar a saber tudo sobre os acontecimentos que datam da época da reconquista até ao reinado de D. Sancho II.

A Terra Será Redonda?

As viagens no tempo são o tema desta coleção de quinze livros, que nos faz ficar próximos dos grandes momentos da nossa História. Neste caso, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada levam-nos para o tempo dos navegadores portugueses, como Diogo Cão. Quando estes descobriram que era possível navegar para sul do cabo Bojador, a maior parte dos homens tinha dúvidas sobre a forma da terra. Seria plana ou redonda?

Os Primos e a Bruxa Cartuxa

Uma história para os leitores mais novos: uma baleia presa no gelo do Pólo Norte pediu ajuda, e os primos vão ajudá-la, apanhando uma boleia na vassoura da Bruxa Cartuxa. Há mais três livros publicados na coleção "Floresta mágica": Os Primos e a Fada Atarantada, Os Primos e o Feiticeiro Lampeiro; e Os Primos e o Mago Envergonhado.

A Joaninha Vaidosa

Uma coleção que tem animais como protagonistas, e que ensina valores importantes. Depois dos livros A Gata Gatilde, O Leão e o Canguru, e O Crocodilo Nini, chega a vez de uma Joaninha à procura da sua identidade própria.

Uma Aventura nas ilhas de Cabo Verde

O grupo de amigos ganhou um concurso de televisão, cujo prémio é uma viagem a Cabo Verde. Mas os acontecimentos precipitam-se quando um rapaz, que viajava no mesmo avião que eles, à chegada à ilha do Sal, escreve uma mensagem SOS com um fósforo na pele do próprio braço. E os nossos heróis acabam por tropeçar ainda num mapa do tesouro.

Uma Aventura na Quinta das Lágrimas

Já ouviste falar nesta quinta? Trata-se de um lugar real, que fica perto de Coimbra e está rodeado de jardins bonitos. As gémeas, o Pedro, o Chico e o João foram lá participar num encontro desportivo, mas acabam a tentar descobrir um mistério de uma mancha vermelha nas pedras no fundo de uma fonte, que ninguém consegue apagar. Por que será?

Uma Aventura na Amazónia

É um dos lugares mais distantes e exóticos incluídos nesta coleção, e foi muito inspirador para as autoras. A floresta amazónica é a maior do mundo, e é habitada por animais extraordinários e por flora misteriosa. Já sem falar das tribos locais e das superstições que rodeiam este grande pedaço do planeta. Este é um livro que não vais esquecer.