Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Iniciativa: Conhece um escritor

Livros preferidos

Esta iniciativa chama-se "Conheço um escritor" e é promovida pela VISÃO Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares. Todos os meses será publicada na VISÃO Júnior uma entrevista com um autor escolhido por nós, com perguntas e outros trabalhos dos nossos leitores

Cartaz para as bibliotecas

Todos os meses, a VISÃO Júnior disponibilizará aqui um cartaz sobre esta iniciativa, divulgando o nome do autor escolhido e as datas. O objectivo é que as bibliotecas o imprimam e o afixem na escola.

Para imprimir o cartaz deste mês clica no

Mais um desafio para quem quiser agarrar: conhecer um escritor e visitar o seu local de trabalho. Em que se inspira um escritor para construir as histórias e personagens? O que faz quando tem de escrever e não lhe apetece? Quanto tempo demora a escrever um livro? O que sente quando vê o seu livro à venda? Pensa o que gostarias de perguntar a um escritor. Participa sozinho, com amigos ou com a tua turma, desde que frequentem o Ensino Básico (1.º ao 9.º anos de escolaridade).

Como participar Os leitores e turmas devem enviar as perguntas que gostavam de ver respondidas pelo escritor do mês para escritoresjunior@impresa.pt. Todos os meses serão seleccionadas as três perguntas mais originais e os seus autores (se tratar de um grupo ou turma, irá apenas um representante) farão pessoalmente uma entrevista ao escritor. A entrevista será realizada, sempre que possível, na sua casa ou no local onde costuma trabalhar e será publicada na nossa revista.

Outra forma de participação poderá ser através de vídeos com dramatizações, recontos e textos biobibliográficos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o trabalho e vida do autor do mês. Estes trabalhos serão escolhidos e publicados aqui no site.

Não se esqueçam de colocar o nome, morada e contacto telefónico.

Alice Vieira Tem mais de 70 livros publicados. Quem ainda não leu Rosa, minha irmã Rosa? Esta obra vendeu cerca de 2 milhões de exemplares Envia as tuas perguntas até dia 3 de Fevereiro

(Lisboa, 1942) é uma escritora e jornalista portuguesa. Licenciou-se em Filologia Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas dedicou-se desde cedo ao jornalismo,tendo trabalhado nos jornais "Diário de Lisboa" (onde, juntamente com o jornalista Mário Castrim, dirigiu o suplemento "Juvenil") "Diário de Notícias" Actualmente trabalha para o "Jornal de Notícias" e para as revistas "Activa" e "Audácia" Também trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o basco, o castelhano, o galego, o francês, o húngaro, o holandês, o russo e o servo-croata. 

Álvaro Magalhães Escreveu mais de 30 obras e ainda a famosa colecção Triângulo Jota, que deu origem a uma série de televisão.

Envia as tuas perguntas até dia 14 de Janeiro

No início dos anos 1980, Álvaro começou por publicar poesias e poemas. Em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças: Histórias com Muitas Letras. Desde então, construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos.