Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma aventura em Marte

As aventuras de Júnior&Joana

  • 333

Trabalho dos alunos do 6ºA da escola General Serpa Pinto, Cinfães, com os Professores Paulo Vasco Pereira e Rosa Andrade

Na aula de ciências, o professor falou-nos do livro que está a ler.

- Que seca!..Como pode ser interessante falarmos dos planetas, quando eles nem sexo têm? - disse Júnior para Joana.

- Eu acho interessante! - respondeu, discordando com o amigo.

Como a chuva se fazia sentir, a Joana convidou o Júnior e o seu cão, Gão, para uma pesquisa sobre a "estrela vermelha". Já em casa, frente ao pc, Gão soltou um "ão", perante os biscoitos de limão. O gato Miu assustado, num salto frenético acabou por carregar na tecla ESC do teclado levando-os a uma viagem inesperada. Sentiu-se um estranho e suave remoinho que levou os dois amigos e o cão até Marte. Pelo menos, era o que o vento lhes dizia. Num desfiladeiro, de mãos dadas voaram até frente a um vulcão.

- O Olympus Mons! - fez-se ouvir em uníssono.

- De facto, as páginas de um livro permitem voar!...- exclamou Joana ao pensar nos seus manuais.

Já Gão, sem deixar de correr pela planície que se avistava, conduziu-os a um lago gelado. Os amigos fixaram o olhar naquela massa de água. De lá, emergiu um monstro esverdeado e mau com ar irritado:

- O que fazem no meu território sul?

- Não sabemos bem! - respondeu, com receio, Joana.

- Impossível! - gritou o monstro - Desde o século passado que os humanos procuram invadir o meu território. Mas eu levo-os a desaparecer naquelas montanhas! - disse, rindo com ironia.

O Júnior começou a tremer. Por pouco não fez xixi nas calças! Mas Gão soltou um melódico latido que a todos embalou. O monstro adormeceu, começando os amigos a rodopiar pelas folhas mágicas de um livro qualquer.

- Com um livro podemos mesmo voar! - exclamou Júnior.

Foi então que uma doce voz se fez ouvir:

- Meninos, o lanche está pronto! - anunciou a mãe da Joana.

Concluíram que tudo não passara de um sonho. O Miu continuava no teclado do computador mas o Gão estava um pouco estranho.

Naquela tarde chuvosa, com o vento que se fazia ouvir, o latido melódico de Gão fez-se de novo sentir...

Trabalho dos alunos do 6ºA da escola General Serpa Pinto, Cinfães, com os Professores Paulo Vasco Pereira e Rosa Andrade