Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Mundo gelatinoso

As aventuras de Júnior&Joana

  • 333

Trabalho dos alunos da turma 8ºB, da EB 2,3/S Gomes Teixeira de Armamar, com aprofessora Fernanda Neri

Júnior estava a passear o Gão quando, de repente, ouviu a voz de uma mulher através de um altifalante que dizia que a Feira de Ciências terminava naquela tarde. Telefonou à Joana e convidou-a para visitar os laboratórios da Feira e decidiram encontrar-se à porta do edifício, o mais rapidamente possível.

Passados quinze minutos, os três amigos estavam a descer uns pequenos degraus que terminavam numa sala enorme e com muitos balcões cheios de pequenos utensílios necessários para as experiências.

No fundo dessa sala estava um pequeno homem de aspeto muito esquisito. Com muito cuidado decidiram dirigir-se a ele. Muito atrapalhado, o cientista deixou cair a proveta que continha um líquido amarelo. Transformou-se num vapor que acionou o alarme de incêndio. Os três amigos, rapidamente, se esconderam debaixo de uma bancada.

A chuva que caía em todo o edifício era amarelada, pois os vapores tinham contaminado a água. Nesse momento, pessoas e objetos mexiam-se como gelatina e até o próprio chão era viscoso. Joana e Júnior não sabiam o que fazer. O pequeno cientista, sentado num banco,lamentava-se.

Os três iniciaram um curto diálogo sobre o que tinha acontecido.

- O que pretendia fazer com esta experiência?

- A minha experiência servia para acabar com a poluição, mas em contacto com a água as suas características alteraram-se e as consequências foram as que se veem. E agora vou ser preso por ter alterado os estados físicos da matéria.

De repente, as lágrimas do cientista rolaram pela sua face e, como por magia, o seu estado gelatinoso desapareceu, voltando a ser como antes.

Naquele instante a polícia chegou ao laboratório e perguntou o que se tinha passado.

Joana e Júnior disseram que uma experiência tinha explodido e acionado o alarme. Os dois olharam para o cientista que, por causa da desculpa que os meninos inventaram, não sofreu nenhum castigo.

Trabalho dos alunos da turma 8ºB, da EB 2,3/S Gomes Teixeira de Armamar, com aprofessora Fernanda Neri