Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

As Aventuras de Júnior e Joana em Marte

As aventuras de Júnior&Joana

  • 333

Trabalho dos alunos do 7º A da EB2,3 de Aveiras de Cima, com a Professora Sandra Santos

- Ganhámos a visita ao foguetão!

 Júnior e Joana venceram um concurso dinamizado pela Visão Júnior. Depois de sete horas de voo, Júnior, Joana e Gão chegaram à NASA. Gão teve de ficar à porta. Tinham acabado de entrar a bordo da nave AEVA[i], quando uma força abrupta fez a nave descolar. Assustados começaram a procurar fatos espaciais. Inesperadamente, encontraram Gão.

De súbito, a nave trepidou e aterraram. Seria decerto o Planeta Vermelho, pois a última explicação do guia tinha sido "A nave está pronta para aterrar em Marte!" Tentaram comunicar com a base, mas sem sucesso! Então, decidiram aproveitar a estadia. Talvez viessem a complementar o trabalho da sonda Curiosity! Ao saírem da nave, ouviram algo. Gão ladrava sem parar. Júnior e Joana, apavorados, decidiram averiguar. Avistaram imensas crateras com cor de ferrugem. A superfície estava repleta de óxido de ferro. Uma criatura disforme chamava-os. Com um misto de medo e de esperança, aproximaram-se. Era ET, o alienígena do cinema que fora ajudado por um garoto. ET apontou, com o seu dedo indicador, para as calotas polares. Agora tinham provas da existência de água em Marte!

-"ET,phone,home!"-balbuciou.

-Como será que ele comunica com os terrestres?- questionou Júnior. O dedo do alienígena expressava a ajuda que queria dar. Seguiram o sinal e viram uma estrutura metálica. Junto dos comandos, outros alienígenas preparavam as linhas para que, através do dedo de ET, estabelecessem a ligação com a NASA. Gão parecia reconhecer o disparate que fizera. De súbito, a base recebeu instruções da NASA. Havia uma nave de emergência acoplada à nave principal. Com a ajuda de ET, iriam voltar à Terra. ET acompanhou-os até AEVA, onde ultimou a descolagem. Em agradecimento ao alienígena, ergueram o dedo indicador. Agora, Júnior, Joana e Gão traziam na bagagem a esperança de um dia explorar Marte.

[i] AEVA (Acrónimo do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras)

 

Trabalho dos alunos do 7º A da EB2,3 de Aveiras de Cima, com a Professora Sandra Santos