Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» está de regresso

Miúdos a votos

Qual foi o livro que mais gostaste de ler até hoje? Já tentaste convencer os teus colegas a lê-lo? Uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares vai permitir-te fazê-lo de forma divertida!

No ano letivo que agora começa, as escolas vão poder participar em «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que cruza cidadania e literacia e que se realiza este ano pela terceira vez consecutiva.

Usando o mesmo processo de umas eleições políticas, os alunos farão campanha eleitoral pelos livros que mais gostaram de ler ate hoje, estimulando a curiosidade dos colegas e amigos e fazendo com que eles também tenham vontade de ler. Ao mesmo tempo, estarão a aprender como se organizam umas eleições e para que servem. E a treinar como se transmitem aos outros, de forma convincente, as nossas ideias!

Além disso, este é uma iniciativa que tem por objetivo dar voz às crianças e jovens, ainda pouco auscultados em processos de decisão. Ao votarem nos livros que mais gostaram de ler (e não naqueles que são obrigados a ler dentro da sala de aula), estão a dar indicação aos outros daquilo que para si é importante.

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes» desenrola-se durante todo o ano letivo (ver calendário) e qualquer escola, pública ou privada, com turmas entre o 1.º e 12.º ano, pode concorrer. Este é o primeiro ano em que a iniciativa é aberta ao secundário. O regulamento pode ser consultado aqui ou descarregado em pdf.

Convence os teus professores a participarem!

As escolas têm apenas de nomear um professor responsável pela iniciativa e inscreverem-se, até 7 de novembro, preenchendo o formulário disponível em http://bit.ly/2QmZziS. (Se ao preencher o formulário não souber o número da escola, encontra-o aqui).

A primeira tarefa que te será pedida é que apresentes a candidatura do livro que mais gostaste de ler, preenchendo o formulário que está em http://bit.ly/2oZ2cuu.

«Miúdos a Votos» conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata e da Rádio Miúdos.

No âmbito desta iniciativa, a VISÃO Júnior tem duas campanha especiais de assinaturas para escolas: uma para as bibliotecas e outra para turmas.