Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Agora o Escritor és Tu!

Iniciativas escolas

  • 333

Neste ano letivo, a VISÃO Júnior lança um novo desafio a todas as escolas do ensino básico: continuarem uma história de um autor português

Neste ano letivo, a VISÃO Júnior lança um novo desafio a todas as escolas do ensino básico: continuarem uma história de um autor português

1. Agora o Escritor és Tu! é uma iniciativa aberta a todas as escolas do ensino básico. Nela podem participar turmas do 1º ao 6º. anos; entre o 7º. e o 9º. anos, são também aceites inscrições de alunos individuais e de grupos de alunos constituídos pelo professor bibliotecário.

2. Por cada ano de escolaridade, foi escolhida, a partir das listas das Metas Curriculares, uma obra de um autor português (ver quadro no final)

3. Os participantes nesta iniciativa têm de ler o livro e escrever uma continuação da história. O tamanho do texto a apresentar varia consoante o nível de escolaridade (ver quadro). Além disso, terão também de criar uma nova capa para a obra.

4. As inscrições decorrem até 11 de novembro. Para se inscrever, basta o professor responsável ou o aluno enviar um email para vjuniorescolas@impresa.pt com o nome da escola, turma (ou nome do aluno), número de participantes, ano de escolaridade e contactos (telefónico, eletrónico e de correio).

5. Dos trabalhos a concurso, o júri escolherá os quatro melhores. Os vencedores encontrar-se-ão com o autor da história original nas instalações da VISÃO, tendo a oportunidade de o entrevistar. A entrevista/conversa será depois publicada na revista VISÃO Júnior. Os vencedores terão também a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redação da VISÃO.

6. Todas as escolas que se inscreverem receberão gratuitamente, se assim o desejarem, exemplares de uma edição da revista VISÃO Júnior, em número suficiente para distribuirem por todos os seus alunos. A oferta das revistas poderá ser um chamariz, por exemplo, para atrair estudantes à biblioteca da escola.

7. O prazo de envio dos trabalhos está estipulado no quadro em baixo.

8. A alunos do 1.º ao 9.ºano residentes no estrangeiro, é aceite quer a inscrição a título individual, quer de grupo. Estes alunos não competem diretamente com os residentes em Portugal, mas apenas entre si. Os autores dos cinco melhores trabalhos serão premiados com uma assinatura digital da VISÃO Júnior.

9. O júri será constituído pela escritora Margarida Fonseca Santos, por elementos da VISÃO Júnior e por professores dos respetivos ciclos de ensino.