Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Fantasia e realidade: quem irá ganhar?

Iniciativas escolas

Marcos Borga

Na Escola Secundária Braancamp Freire, na Pontinha, em Lisboa, a fantasia e a realidade estão em competição. Entre os quatro livros escolhidos, a realidade ganha em número. «Harry Potter e o Cálice de Fogo» está sozinho na corrida contra três livros que falam de realidades duras: «O Meu Pé de Laranja Lima», «Por 13 Razões» e «O Rapaz do Pijama Às Riscas»

Margarida Queirós (texto) e Marcos Borga (fotos)

A equipa de reportagem da VISÃO Júnior assistiu a um dos últimos comícios antes das eleições de dia 23. Uma última oportunidade para convencer os colegas, que foi aproveitada pelos alunos do 3º ciclo da Escola Secundária Brancaamp Freire, na Pontinha, em Lisboa, com naturalidade e entusiasmo, sem nervosismos.

Apresentaram os livros e apelaram ao voto, algo que já estão habituados.Passaram o último mês a fazê-lo junto dos colegas, visitando as turmas. O comício foi o culminar desse trabalho. A fantasia debateu-se com a realidade; e foi por aqui que começou a sessão.

José Rebelo e Tiago Coimbra apresentaram o «Harry Potter e o Cálice de Fogo» porque gostam muito da saga, e também porque, dizem, é neste livro que J. K. Rowling muda a sua escrita, adequando-a aos leitores que seguem Harry Potter, que foram crescendo com a história. José Rebelo confessa que nem é muito de ler, mas que a iniciativa «Miúdos a Votos», por ser tão semelhante às eleições "a sério", o incentivou bastante.

Tiago Coimbra e José Rebelo

Tiago Coimbra e José Rebelo

Marcos Borga

Os outros três livros que estão na corrida, «O Meu Pé de Laranja Lima», «Por 13 Razões» e «O Rapaz do Pijama Às Riscas», são histórias tristes, mas não menos importantes. Beatriz Mendes, Inês Moutinho e Sara Lourenço dizem ter escolhido a obra de José Mauro de Vasconcelos («O Meu Pé de Laranja Lima») pelo retrato que faz de uma realidade diferente da que vivem. “O livro ajuda-nos a perceber quais são, realmente, as coisas importantes da vida”, confessa Sara Lourenço.

Beatriz Mendes, Inês Moutinho , Sara Lourenço, Tiago Coimbra, José Rebelo e Denise Pereira

Beatriz Mendes, Inês Moutinho , Sara Lourenço, Tiago Coimbra, José Rebelo e Denise Pereira

Marcos Borga

Denise Pereira e Mariana Pahome escolheram «Por 13 Razões» porque já tinham visto a série de televisão antes. Descobriram que o livro é muito diferente da série – e sem entrar em grandes pormenores, para não contar a história – há muitas coisas no écrã que não acontecem no livro e vice-versa.

Mariana Pahome e Wilson Silva

Mariana Pahome e Wilson Silva

Marcos Borga

O último livro a ser apresentado por estes miúdos da Pontinha foi «O Rapaz do Pijama Às Riscas». Coube a Renato Rodrigues, Wilson Silva, Sérgio Cunha e Fábio Farinha fecharem a sessão. Fazem campanha pelo livro incentivados pelo Wilson, que o leu depois de terem dado nas aulas o nazismo. Criaram panfletos que distribuíram sala a sala, porque acham importante que toda a gente fique a conhecer esta história.

Dia 23, fantasia ou realidade, quem ganhará?

Wilson Silva e Fábio Farinha

Wilson Silva e Fábio Farinha

Marcos Borga