Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Quem quer fazer um 'Livro Falado'?

Iniciativas escolas

A VISÃO Júnior quer ouvir-te a contar em voz alta. A ti e à tua turma! Livros Falados é uma iniciativa aberta a todas as escolas do pré-escolar e do básico, até ao 6º ano, organizada conjuntamente pelo Plano Nacional de Leitura, a VISÃO Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares, entre outros parceiros

Regulamento

O Plano Nacional de Leitura/PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde/DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE convidam as crianças e os jovens do Pré-escolar, do 1º e do 2º Ciclos a participarem em atividades que, através da leitura e da escrita, lhes sejam propícias à descoberta e ao conhecimento.

Trata-se de uma iniciativa que pretende estimular o prazer da leitura em voz alta, como forma de expressão e como forma de partilha com os outros. O que conseguimos transmitir e aprender quando lemos em voz alta para outras pessoas?

‘Livros Falados’, a decorrer no ano letivo de 2015-16, é aberto a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos, desde que haja um professor/educador responsável pela participação (ex. o professor bibliotecário).

As atividades propostas buscam o treino de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como o desenvolvimento de projetos, dentro da sala de aula, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares): Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.

Regulamento em pdf

Aspetos comuns das atividades

Trata-se de atividades de grupo (turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos) em que todos os alunos deverão estar envolvidos.

As atividades desenvolvem-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.

Na leitura em voz alta poderá ser criado um coro, ou vários, para algumas passagens da história, bem como recorrer ao som de objetos ou de instrumentos e música (desde que original ou livre de direitos de autor).

Cada escola pode participar com o número de turmas/grupos que entender, num ou nos dois temas propostos.

Aspetos específicos das atividades, por nível de educação/ensino

Pré-escolar

Escolha de um livro, da lista indicada abaixo, de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar:

Saúde Oral e Alimentação (até 19 de fevereiro de 2016):

  • O menino que detestava escovas de dentes - Zehra Hicks
  • Caiu um dente ao dragão - Laura Ferreira
  • Os crocodilos não lavam os dentes - Fancy C. Wilson K.,
  • A lagartinha muito comilona - Eric Carle
  • Uma fatia de bolo - Jil Murphy

Os Oceanos [até 06 de maio de 2016]:

  • O ratinho marinheiro - Luísa Ducla Soares
  • Uma onda pequenina - Isabel Minhós Martins
  • O tubarão na banheira - David Machado
  • O voo do golfinho - Ondjaki
  • Nadadorzinho - Leo Lionni
  • Uma ida à pesca diferente - Satoshi Itaya

1º Ciclo

Escolha de um livro, da lista indicada abaixo, de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar:

Saúde Oral e Alimentação [até 19 de fevereiro de 2016]

  • O dia em que a barriga rebentou – José Fanha
  • Palmira a ovelha comilona - Elisabeth Perestrelo
  • A sopa queima - Pablo Albo
  • As aventuras do Capitão Dentinho - O mistério da escova desaparecida - Pedro Ferreira Lopes
  • O magnífico plano do lobo - Melanie Williamson

Os Oceanos [até 06 de maio de 2016]:

  • A Rosinha, o mar e os sonhos - Rosário Alçada Araújo
  • O tubarão na banheira - David Machado
  • A estrela-do-mar e a folha caída - Filipa Aranda
  • O Peixe do copo de dentes que queria nadar no mar - António Laranjeira
  • A fada Dorinda e a bruxa do mar - Patrícia Reis
  • Osman o pescador - Anne Hofmann

2º Ciclo

Neste nível, é indicado um título para o trabalho, em cada um dos temas:

Saúde Oral e Alimentação [até 19 de fevereiro de 2016]:

  • Sorriso de estrela – Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães

Os Oceanos [até 19 de fevereiro de 2016]:

  • A menina do Mar – Sophia de Mello Breyner

1. Leitura do livro indicado

Todos os alunos da turma leem o livro, de acordo com o(s) tema(s) escolhido(s):

2. Criação de uma história nova

A partir da leitura do livro, dá-se início à criação de uma história nova em que todos os alunos da turma, divididos em grupos, devem participar

3. Redação sequencial e colaborativa

A história nova deverá incluir as personagens principais do livro, podendo incluir outras, devendo ser estruturada em três capítulos sequenciais (máximo total de 7 mil carateres, contando com espaços).

Depois de todos os grupos concluírem o primeiro capítulo, a turma elege o melhor, o qual dará origem ao seguinte. O mesmo processo repete-se até à conclusão da história.

A história nova é registada por escrito

4. Registo sonoro de um extrato da história

Depois de concluída a história, a turma seleciona uma parte para ser lida em voz alta e gravada em áudio [ficheiro mp3 | duração máxima de 3 minutos].

5. Registo gráfico

Criação do cartaz de divulgação, para apresentação do livro, num de dois formatos possíveis:

-Modo Manual [formato A3 ou A4]

- Modo Digital

Envio dos trabalhos

Os trabalhos [registo sonoro (mp3); registo em texto (PDF); registo gráfico/cartaz (PDF)] são enviados por um educador/professor responsável, através de uma plataforma própria, cujo endereço será disponibilizado brevemente, onde cada escola acede, de acordo com o respetivo nível, com o código DGEEC.

Tema I: Saúde Oral e Alimentação - até 19 de fevereiro

Tema II: Os Oceanos - até 06 de maio

Na plataforma, os dados só ficam gravados quando acionar a função Submeter. A escola pode aceder, em qualquer momento, para alterações, mesmo depois de submeter.

São considerados válidos os trabalhos existentes na plataforma no primeiro dia útil a seguir ao final do prazo de cada fase.

Seleção e distinção de trabalhos

Válido para os três níveis de educação/ensino, nos dois temas

De todos os trabalhos sujeitos a avaliação, serão selecionados os dois melhores [1 vencedor e 1 menção honrosa] em cada nível, nas categorias Registo sonoro e Registo gráfico/cartaz, de acordo com os seguintes critérios.

Registo sonoro:

Capacidade e clareza do reconto - [pré-escolar e 1º ciclo]

Competência de leitura - [1º e 2º ciclos]

Expressividade da leitura - [1º e 2º ciclos]

Registo gráfico:

Criatividade

Relação com a história

Técnica / Traço

O júri será constituído por um representante de cada uma das instituições parceiras e, eventualmente, por um escritor ou contador de histórias.Júri

Prémios

Os prémios a atribuir referem-se, em cada nível de educação / ensino, a:

- Dois Melhores Trabalhos - 1 Vencedor e 1 Menção Honrosa

- Duas Categorias - Registo sonoro e Registo gráfico

- Duas Áreas Temáticas - Saúde Oral e Alimentação | Os Oceanos

Prémos

Pré-escolar

  • Saúde Oral e Alimentação

Vencedor: Um livro para cada aluno e Um Kit Saúde Oral para cada aluno

Menção Honrosa: Três livros para a BE e Um Kit Saúde Oral para cada aluno

  • Os Oceanos

Vencedor: Um livro para cada aluno e Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]

Menção Honrosa: Três livros para a BE e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]

1º Ciclo

  • Saúde Oral e Alimentação

Vencedor: Um livro para cada aluno e Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno

Menção honrosa: Três livros para a BE e Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno

  • Os Oceanos

Vencedor: Um livro para cada aluno; Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno; Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]

Menção honrosa: Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]

2º Ciclo

  • Saúde Oral e Alimentação

Vencedor: Um livro para cada aluno e Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno

Menção honrosa: Três livros para a BE e Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno

  • Os Oceanos

Vencedor: Um livro para cada aluno; Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno e Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]

Menção honrosa: Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]

No decorrer da iniciativa poderão ser anunciados outros prémios, oriundos da disponibilidade das entidades parceiras.

A lista de vencedores será anunciada nas páginas da Internet das entidades parceiras, a 04 de março de 2016 [Tema: Saúde Oral e Alimentação] e 20 de maio de 2016 [Tema: Os Oceanos].

Os trabalhos vencedores serão publicados na revista Visão Júnior, em versão escrita e em versão digital, a partir de maio de 2016, e nas páginas da Internet das entidades parceiras.

As turmas/grupos vencedores serão convidados a apresentar os livros lidos no seu melhor registo, bem como a expor os trabalhos gráficos no espaço onde decorrer a cerimónia de comemoração e de entrega de prémios, nas duas datas simbólicas:

Dia da Saúde Oral/DMSO – 20 de Março de 2016

Dia dos Oceanos – 08 de Junho de 2016

Nota: O professor da turma ou grupo ficará responsável por garantir a respetiva autorização dos encarregados de educação para a participação dos seus educandos nesta iniciativa, incluindo a sua divulgação.