Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Desporto para todos

Desporto

  • 333

Os Jogos Olimpicos chegaram ao fim, vão agora começar os Jogos Paralímpicos, também no Rio de Janeiro, no Brasil

Nos Jogos Olimpicos a judoca Telma Monteiro trouxe uma medalha de bronze para Portugal! Ela foi a terceira classificada na categoria peso leve feminino (- 57 kg).

Chegou a vez dos Paralímpicos, os Jogos Olímpicos para pessoas com deficiência

Realizam-se também no Rio de Janeiro. Começaram no dia 7 e terminam a 12 de setembro.

Os atletas competem em 23 modalidades, entre as quais atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, futebol, judo, natação ou voleibol sentado. Participam 170 países.

Portugal está representado por 37 atletas em sete modalidades

Nos últimos Jogos Paralímpicos, Portugal conseguiu três medalhas: uma de prata e duas de bronze.

© Nacho Doce / Reuters

Os Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos são o maior evento desportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência física ou paralisia cerebral, além dos deficientes com paralisia cerebral.

Realizados pela primeira vez em 1960, em Roma, Itália, têm a sua origem em Inglaterra, onde aconteceram as primeiras competições para deficientes físicos. Imagina que estes jogos surgiram para reabilitar e moralizar os militares feridos na Segunda Guerra Mundial.

No total são vinte e sete modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas e duas irão estrear na edição de 2016. Além das modalidades adaptadas, como o atletismo, a natação, o basquetebol, o ténis de mesa, curling, isto para referir apenas algumas das modalidades mais conhecidas.

  • Atletas sem barreiras

    Desporto

    Na Escola de Atletismo Adaptado Jorge Pina, a maior parte dos atletas enfrenta na pista de corrida desafios como correrem de cadeira de rodas ou terem baixa visão. Verdadeiros campeões a superarem obstáculos