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Diverte-te com jogos que os teus pais faziam quando eram crianças

Cabra-Cega

O que precisas

Lenço ou venda para os olhos

Como se joga

O grupo, que pode ter três ou mais jogadores, coloca-se em roda. Uma pessoa fica no centro, de olhos vendados - a cabra-cega

Inicia o diálogo entre a cabra--cega e os restantes jogadores:

Cabra-cega, de onde vens?

Venho do moinho...

O que trazes para comer?

Pão e vinho.

Dás-me um bocadinho?

Não!

Dás-me um bocadão?

Não!

Então toma lá este empurrão!

A cabra-cega, depois de levar um pequeno empurrão de todos os outros jogadores, tenta apanhar alguém.

Quando alguém é apanhado, o grupo fica todo em silêncio e a cabra-cega, ao tocar na cara e no cabelo dessa pessoa, tem de descobrir quem apanhou.

Depois de identificar alguém, o jogo acaba e essa pessoa passa a ser a cabra-cega

Sirumba!

O que precisas

Campo de jogo. Podes fazê-lo com um pau em areia molhada, com giz em cimento ou com estacas e corda na relva

Como se joga

O grupo é dividido em duas equipas. Metade ladrões, metade polícias

Os polícias andam apenas nos corredores e os ladrões têm de saltar de retângulo em retângulo

Os ladrões têm como objetivo passar pelos retângulos até chegarem ao outro lado do campo (devem saltar de retângulo em retângulo);

O objetivo dos polícias é apanhar os ladrões, tocando-lhes;

O primeiro ladrão a chegar ao outro lado do campo sem ser tocado, grita bem alto "Sirumba" e ganha o jogo;

Cada ladrão que é tocado por um polícia é "preso", pelo que perde e sai do campo de jogo;

Quem pisar os riscos ou o espaço de campo que não lhe pertence "morre" e sai de jogo;

Se os polícias conseguirem apanhar todos os ladrões, acaba o jogo e invertem-se os papéis.

Barra do Lenço

O que precisas

Lenço de pano

Como se joga

Um jogador faz de júri e é quem segura o lenço a meio do campo. Os outros dividem-se em duas equipas

As equipas, em segredo, dão um número a cada jogador. Se as equipas não tiverem igual número de elementos, a mesma pessoa pode ficar com dois números

O júri fica no meio a segurar o lenço e as equipas frente a frente, separadas pela mesma distância

Com o lenço na mão e de braço no ar, o júri vai chamando os vários números, dizendo "barra ao número..."

Os jogadores chamados correm e tentam ficar com o lenço sem serem tocados pelo adversário

Se fugirem para a sua barra (espaço da equipa) ganham 1 ponto, se conseguirem chegar à dos adversários, são 2

Quando um jogador é tocado com o lenço, o ponto vai para a equipa adversária

Se retirar o lenço sem tocar no corpo do adversário, pontua para a sua equipa

Se dois jogadores demorarem muito tempo para tirar o lenço, o júri pode chamar outro número para ajudar - "ajuda ao número..."

Ganha o jogo a equipa que primeiro fizer 20 pontos, ou podem decidir um tempo para o jogo terminar

Fogo - Todos os jogadores tentam tirar o lenço

Água - Ninguém se mexe. Avançar até ao lenço sem serem vistos

Barra à panela - De cócoras, com as mãos em arco na cabeça

Barra à caranguejo - Andar de costas

Barra à Bebé - Pezinho a pezinho

Berlinde

O que precisas

Berlindes, pequenas covas no chão

Como se joga

Fazer três covas na terra, afastadas entre si cerca de 50 cm

À vez, cada jogador posiciona-se na primeira cova e lança o seu berlinde para a última. Quem conseguir fazer entrar o berlinde na cova, ou ficar mais perto dela, é o primeiro a jogar

Tentar colocar o berlinde em cada uma das covas, lançando-o com os dedos. Têm direito a avançar um palmo para dar "impulso"

Quando um jogador tem o berlinde na última cova, faz o percurso no sentido oposto. Depois, lança-o para a cova do meio

Esse jogador ganha o direito a "matar" - atingir o berlinde dos adversários, para vencer o jogo

Podem acertar nos berlindes dos outros, ganhando com isso o direito à cova que se pretende alcançar

Vence quem acertar nos berlindes de todos os adversários em primeiro lugar