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Diverte-te com jogos que os teus pais faziam quando eram crianças

Cabra-Cega

O que precisas Lenço ou venda para os olhos Como se joga O grupo, que pode ter três ou mais jogadores, coloca-se em roda. Uma pessoa fica no centro, de olhos vendados - a cabra-cega Inicia o diálogo entre a cabra--cega e os restantes jogadores: Cabra-cega, de onde vens? Venho do moinho... O que trazes para comer? Pão e vinho. Dás-me um bocadinho? Não! Dás-me um bocadão? Não! Então toma lá este empurrão! A cabra-cega, depois de levar um pequeno empurrão de todos os outros jogadores, tenta apanhar alguém. Quando alguém é apanhado, o grupo fica todo em silêncio e a cabra-cega, ao tocar na cara e no cabelo dessa pessoa, tem de descobrir quem apanhou. Depois de identificar alguém, o jogo acaba e essa pessoa passa a ser a cabra-cega

Sirumba!

O que precisas Campo de jogo. Podes fazê-lo com um pau em areia molhada, com giz em cimento ou com estacas e corda na relva Como se joga O grupo é dividido em duas equipas. Metade ladrões, metade polícias Os polícias andam apenas nos corredores e os ladrões têm de saltar de retângulo em retângulo Os ladrões têm como objetivo passar pelos retângulos até chegarem ao outro lado do campo (devem saltar de retângulo em retângulo); O objetivo dos polícias é apanhar os ladrões, tocando-lhes; O primeiro ladrão a chegar ao outro lado do campo sem ser tocado, grita bem alto "Sirumba" e ganha o jogo; Cada ladrão que é tocado por um polícia é "preso", pelo que perde e sai do campo de jogo; Quem pisar os riscos ou o espaço de campo que não lhe pertence "morre" e sai de jogo; Se os polícias conseguirem apanhar todos os ladrões, acaba o jogo e invertem-se os papéis.

Barra do Lenço

O que precisas Lenço de pano Como se joga Um jogador faz de júri e é quem segura o lenço a meio do campo. Os outros dividem-se em duas equipas As equipas, em segredo, dão um número a cada jogador. Se as equipas não tiverem igual número de elementos, a mesma pessoa pode ficar com dois números O júri fica no meio a segurar o lenço e as equipas frente a frente, separadas pela mesma distância Com o lenço na mão e de braço no ar, o júri vai chamando os vários números, dizendo "barra ao número..." Os jogadores chamados correm e tentam ficar com o lenço sem serem tocados pelo adversário Se fugirem para a sua barra (espaço da equipa) ganham 1 ponto, se conseguirem chegar à dos adversários, são 2 Quando um jogador é tocado com o lenço, o ponto vai para a equipa adversária Se retirar o lenço sem tocar no corpo do adversário, pontua para a sua equipa Se dois jogadores demorarem muito tempo para tirar o lenço, o júri pode chamar outro número para ajudar - "ajuda ao número..." Ganha o jogo a equipa que primeiro fizer 20 pontos, ou podem decidir um tempo para o jogo terminar Fogo - Todos os jogadores tentam tirar o lenço Água - Ninguém se mexe. Avançar até ao lenço sem serem vistos Barra à panela - De cócoras, com as mãos em arco na cabeça Barra à caranguejo - Andar de costas Barra à Bebé - Pezinho a pezinho

Berlinde

O que precisas Berlindes, pequenas covas no chão Como se joga Fazer três covas na terra, afastadas entre si cerca de 50 cm À vez, cada jogador posiciona-se na primeira cova e lança o seu berlinde para a última. Quem conseguir fazer entrar o berlinde na cova, ou ficar mais perto dela, é o primeiro a jogar Tentar colocar o berlinde em cada uma das covas, lançando-o com os dedos. Têm direito a avançar um palmo para dar "impulso" Quando um jogador tem o berlinde na última cova, faz o percurso no sentido oposto. Depois, lança-o para a cova do meio Esse jogador ganha o direito a "matar" - atingir o berlinde dos adversários, para vencer o jogo Podem acertar nos berlindes dos outros, ganhando com isso o direito à cova que se pretende alcançar Vence quem acertar nos berlindes de todos os adversários em primeiro lugar