Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

VÍDEO: Conhece a casa dos Coalas no Zoo de Lisboa

Animais

  • 333

A VISÃO Júnior esteve no ZOO de Lisboa e visitou a casa dos Coalas. Vé o vídeo e ouve a entrevista completa com a tratadora destes animais muito simpáticos 

Os Coalas do Jardim Zoológico podem, a partir de agora, ser vistos no exterior, a poucos metros de distância. Kiwa e Moonan, os machos da família, e as três fêmeas Kooneela, Bunyarra e Orana (filha de Moonan e Bunyarra), esperam por todos os visitantes, ao ar livre. Todos os dias, entre as 10h e as 15h, podes visitar estes carinhosos animais e ver como se comportam e reagem à luz natural.

O Jardim Zoológico é o primeiro parque da Europa a criar uma instalação exterior naturalista para Coalas, melhorando significativamente a qualidade de vida da espécie. O clima foi decisivo e, agora, os animais já podem brincar ao ar livre sempre que a temperatura esteja entre os 19°C e os 27°C. Isto porque a família estará na instalação exterior sempre que as condições meteorológicas assim o permitirem.

A instalação foi totalmente concebida para promover o bem-estar dos Coalas e permitir um maior enriquecimento ambiental. Uma das melhorias foi a utilização de troncos recolhidos da mata do Escaroupim, com casca grossa e rugosa, facilitando a deslocação na instalação. Esta inovação foi também aplicada na instalação interior. A adaptação desta espécie ao exterior tem sido bastante favorável e os Coalas já se acomodaram a esta novidade.

Agora, têm a possibilidade de apanhar sol direto ou refugiar-se na sombra criada pelos troncos das árvores. Com um sentido de humor muito especial, esta espécie é bastante seletiva e alimenta-se de folhas e rebentos de apenas 20 entre as 350 espécies de eucaliptos existentes na Austrália. O período de acasalamento ocorre de Setembro a Janeiro e nessa altura os machos marcam os ramos com odores provenientes das glândulas que possuem no peito.

Coloca os auscultadores para ver o vídeo e ouvir a entrevista completa com Laurinda Graça, a tratadora dos Coalas do Zoo de Lisboa