Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Tommy, o gato careca

Animais

Beatriz Paredes, sete anos e Tommy, 10 meses "Quando saio de casa, ele mia pedindo para eu voltar"

A falta de um gene faz com que os Sphynx não tenham pelos, o que os torna estranhos

Beatriz nunca há de esquecer o dia em que entrou em casa e ouviu miar. "Quando fiz sete anos, os meus pais fizeram-me a melhor surpresa de sempre.  

Descobri o Tommy, muito pequenino, numa caixa na cozinha. Comecei a chorar de alegria e dei-lhes muitos abraços."  O gato que Beatriz recebeu de presente é da raça Sphynx. A primeira impressão pode não ser agradável. Não correspondem àquela imagem de gato fofo, felpudo e majestoso. Têm à vista as pregas da pele, em todo o corpo, e têm umas orelhas enormes. Há quem se assuste. "A minha melhor amiga ficou com medo quando viu o Tommy pela primeira vez. Mas agora já gosta dele", conta.  

O Tommy é, como todos os Sphynx, muito afetuoso e ligado à dona. Gosta imenso de mimos e de dormir no seu colo. Apesar disso, Beatriz confessa que ter um animal de estimação é mais difícil do que imaginava. "Ele dorme no quarto dos meus pais e acorda-os todas as noites, pelas quatro da manhã. Já entornou uma garrafa de leite por cima do computador do meu pai. E além disso, agora mia imenso porque tem saudades da gata do meu tio. Até temos medo que os vizinhos se queixem", conta. Mas também há coisas boas que Beatriz não imaginava. "É muito companheiro. Quando estou triste consola-me, até lambe as minhas lágrimas", revela.  Afinal, é ou não é fofo? 

Como não têm pelos, não causam alergias?

 

A alergia aos gatos não é causada pelos pelos, mas sim pela descamação da pele.

Quantos anos vivem? 

A esperança média de vida é 14 anos. 

É um bom animal de estimação?  Sim, gosta muito de brincar e é muito paciente, meigo e dócil. Nunca é agressivo e dá-se bem com outros animais.

Precisam de cuidados especiais? 

Sim. A pele acumula sujidade e oleosidade e devem tomar banho semanal ou quinzenalmente. Quando necessário, podem ser limpos com toalhitas. Não podem apanhar demasiado sol porque facilmente fazem queimaduras. São sensíveis ao frio e ao calor. Não devem sair de casa, gostam de estar no seu interior. 

De onde vem esta raça? 

Foi criada no Canadá, no fim dos anos 60. Por isso estes gatos também são chamados "Canadense Nu". Nos Estados Unidos, chamam-lhes E.T. O nome Sphynx (esfínge) é o mais conhecido e tem a ver com a semelhança da raça com a grande esfinge de Gizé, no Egito.  

Faltam-lhes os bigodes? 

Sim, ao contrário dos outros gatos, os Sphynx não têm bigodes. Ora os bigodes são, para os gatos, os sensores que os ajudam a orientar-se no espaço. Sem essa ferramenta, eles tornam-se um pouco desajeitados e erram os alvos com frequência. 

Como é a sua personalidade?

São meigos e ligados ao dono. Precisam de mimos e brincadeiras. São sociáveis, inteligentes e fáceis de educar. Na série Kim Possible, da Disney, Camille Leone, a vilã, tem uma gata Sphynx, chamada Debutante.