Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Sábias tartarugas

Animais

  • 333

Sammy e Ray detestam o frio e por isso preferem passar o inverno a dormir. Quando chega o calor gostam de nadar e são as melhores a brincar às escondidas!

 

 

Sammy" e Ray são duas tartarugas aquáticas que hibernam nos meses mais frios. Ricardo confessa que chega a ter saudades delas, pois entre novembro e fevereiro estão sempre metidas na sua carapaça. "Quando hibernam, não comem nem fazem nada, só dormem", conta. "Ficam o tempo todo debaixo de água, paradas", lamenta-se.



Mas quando acordam, assim que a temperatura começa a subir, não são nada pachorrentas. Na verdade adoram nadar e mexem-se bastante rápido. "Ao contrário do que se pensa, as tartarugas, pelo menos deste tamanho, não são lentas. Quando precisam de fugir do Tiko, o gato lá de casa, até correm bastante depressa", garante Ricardo. Quando ficam à solta no chão da cozinha, o Tiko tenta sempre brincar com elas. A Sammy e o Ray fogem dele a correr. Ou escondem a cabeça e as patas dentro da carapaça. Ele bate com a pata na carapaça para elas saírem.



Ricardo adora animais. Com a ajuda dos pais, procura saber tudo sobre as necessidades de cada um. Sabe por exemplo que elas precisam de apanhar sol, por isso põe-nas com frequência na varanda. Também sabe que é importante que comam legumes, por isso não lhes dá só camarões - que elas preferem - mas também alface e cenoura ralada. De resto, já aprendeu, com a experiência, que é preciso ter cuidado e não as deixar sozinhas quando estão fora do aquário: "Uma vez distraí-me e a Sammy escondeu-se tão bem, atrás do computador, que passámos horas sem conseguir encontrá-la!"

 



 

Como deve ser a "casa" das tartarugas?

As tartarugas selvagens de água doce vivem entre a água e as margens secas. Em casa devemos ter um aquário com água com profundidade suficiente para nadarem, mas também um espaço seco, com pedras e areia. As pedras devem estar colocadas em declive de forma a facilitar a entrada e saída da água. E gostam de ter um esconderijo.

Que cuidados é preciso ter com o aquário?

A água deve ser mudada uma ou duas vezes por semana, dependendo do calor que se faz sentir. No verão é preciso limpar o aquário com mais frequência. Não se deve dar-lhes muita comida de uma só vez pois não irão comer toda e acabará por se estragar e sujar a água. Deve retirar-se os cocós todos os dias.

Por que gostam de apanhar sol?

É muito importante que possam expor-se aos raios solares, para evitar que algas e fungos se desenvolvam na carapaça e para que possam produzir

vitamina D. Além disso, o calor ajuda-as a manterem uma boa temperatura no corpo.

O que comem?

Caracóis, gafanhotos e outros insetos são para as tartarugas aquáticas verdadeiros petiscos. Um bocadinho de carne também é sempre bem-vinda. Mas também devem comer alguns legumes. A comida deve ser colocada na água. Os camarões desidratados não devem ser a base de alimentação, mas sim uma guloseima. Nas lojas de animais existem rações próprias para elas.

Porque hibernam as tartarugas?

A hibernação é uma estratégia natural para resistir ao tempo frio, altura em que há pouco alimento no habitat natural. Assim as tartarugas quase não gastam energia, pois o organismo passa a funcionar numa espécie de modo "em pausa". Como animais de estimação, não teriam falta de alimento, mas esse mecanismo de defesa continua no seu ADN. Assim que os dias se tornam mais curtos e a temperatura começa a baixar, reduzem a atividade até não se mexerem mais durante três ou quatro meses.

Participa!

Queres ver-te aqui com o teu bicho? Escreve para vjunior@impresa.pt, indicando o teu nome, idade e telefone dos teus pais