Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Existem duas novas espécies de aranhas... coloridas

Animais

  • 333

Os especialistas, entomologistas, esperam que estes aracnídeos de 'aparência amigável' possam contrariar os preconceitos em torno de aranhas

Duas aranhas australianas recém-descobertas podem mudar as suas perceções desta espécie de inseto rastejante. 

Apelidadas e "Sparklemuffin" e "Skeletorus", as novas espécies de aranha foram descobertas na Austrália, no sudeste de Queensland, pela estudante universitária norte-americana Madeline Girad e um amigo, segundo a Live Science.

Girad, que estuda aranhas pavão na Universidade californiana de Berkley, deu a estes aracnídeos estas alcunhas com base nas suas marcas invulgares. Ambas são formalmente denominadas como Maratus jactatus e Maratus sceletus

As duas aranhas foram filmadas, exibindo alguns passos de dança. As aranhas pavão, descobertas pela primeira vez em 1800, têm essa denomiação devido às marcas abdominais coloridas que exibem quando cortejam um parceiro.

Apesar das suas bonitas cores, a "Sparklemuffin", que mede entre 4,5 a 4,6 milímteros, não entusiasmou, de início Jurgen Otto, por se tratar de uma espécie semelhante a outras previamente descobertas. 

Otto, especialista em fotografias de aracnídeos e co-autor de um relatório com David Hill acerca das duas novas espécies, disse ao Independent: "Quanto mais trabalhava com ela (a aranha) mais afeiçoado a ela me tronei. A sua natureza dócil encantou-me bem como a sua aparência de animal de peluche."

Mas foi a "Skeletorus que me surpreendeu. Quando o macho e a fêmea acasalam, explodem num fogo de artifício de actividade."

Otto, que mais tarde viajou até ao local onde Madeline Girad encontrou as aranhas pela primeira vez, e as fotografou, acrescentou: "faz-nos interrogar sobre quantas mais espécies existirão por aí e se alguma vez as descobriremos a todas."

O entomologista espera que a divulgação das suas fotografias e vídeos - bem como a aparência das duas espécies - ajude a dissipar um pouco a senação desconfortável associada às aranhas.