Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Comemora o Dia Internacional do Animal

Animais

  • 333

Os animais comemoram hoje o seu dia.Se tens um animal de estimação prepara-lhe algo especial. Sabe quais são as atividades previstas de Norte a Sul do país

O Dia Mundial do Animal celebra-se todos os anos no dia 4 de Outubro.

A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto de o dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Tens um animal de estimação? Caso tenhas um cão faz um passeio especial a pé, ele vai adorar. Tens um gato? Arranja uma escova e faz-lhe festinhas. Tens um coelho? Prepara-lhe a sua comida favorita.  

Os objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal são:

Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;

Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;

Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Iniciativas previstas 

 

ZOO de Lisboa 

O Jardim Zoológico de Lisboa está a preparar diversas iniciativas para assinalar a data.

Ao entrar na bilheteira é possível participar no Peddy Paper criado em torno das espécies existentes no Jardim Zoológico e descobrir algumas curiosidades sobre os teus animais favoritos. Todos os participantes habilitam-se a ganhar prémios. Depois, podes fazer uma pintural facial do teu animal preferido, entre as 10h e as 18h, junto à Baía dos Golfinhos. 

Aproveite a ida do parque para dar as boas-vindas às pequenas crias, o Mico-Leão-Dourado, o Lémure-preto-e-branco-de-colar, entre muitas outras.

Vila Nova de Famalicão 

Campanha de Adoção com oferta de microchip

Na Praça Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão

Dia 4 de Outubro,  das 09h30 às 16h00

Vila Nova de Gaia  

Catorze animais - milhafres, borrelhos, corujas-das-torres, ouriços-cacheiros, mochos-galegos e uma rola-do-mar - serão devolvidos à natureza depois de terem sido tratados no Parque Biológico de Gaia. As devoluções vão acontecer entre as 10h15 e as 21h e nos locais onde os animais foram recolhidos. A rola-do-mar será libertada na Reserva Natural Local do Estuário do Douro (Vila Nova de Gaia); os três milhafres na Quinta da Conceição (Matosinhos), na Escola EB de Susão (Valongo) e no Parque do Castelo de Crestuma (Vila Nova de Gaia); o ouriço-cacheiro no Parque da Lavandeira (Vila Nova de Gaia), bem como uma coruja. Dois borrelhos serão devolvidos à natureza no Parque de Dunas de Aguda (Vila Nova de Gaia), dois mochos-galegos na Casa da Natureza do Parque do Rio UL (São João da Madeira), outros dois no Parque Biológico (Vila Nova de Gaia) e um mocho e uma coruja no Parque de Avioso (Maia).

Torres Novas

O Canil intermunicipal de Torres Novas, que reúne os concelhos de Alcanena, Entroncamento e Barquinha, promove no dia 5 de outubro, entre as 11 e as 17 horas, no Jardim das Rosas, o 5.º Encontro de Animais Adotados no Canil bem como uma campanha de adoção de animais de companhia. Os mais novos vão ter um espaço de desenho e pintura. Pelas 14h30, terá início a 4.ª "Cãominhada", com partida do Jardim das Rosas, passando pela rua Alexandre Herculano, praça 5 de Outubro, castelo e avenida Dr. João Martins de Azevedo. 

Évora

No dia 4 de Outubro das 10 às 19 horas, na Praça do Giraldo, a Associação Cantinho dos Animais de Évora organiza uma mostra pública. 

O projeto municipal FIEL assinala o dia do animal com diversas ações no canil, dia 4 de Outubro, a partir das 16 horas. Jogos lúdico-pedagógicos. Aberto a crianças e seus familiares. 

Passeio ao luar com partida do canil municipal. Das 18h30 até perto das 21 horas, traga o seu cão ou passeie um cão do canil.