Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Desvairada, mas encantadora!

Animais

Stitch é uma cadela Bulldog Francês. Apesar de pequena, está sempre a fazer disparates. Que tamanho atingem os Bulldogs Franceses na idade adulta?

Mário João

Apesar de serem pequenos, são muito robustos. Medem até 35 cm e podem pesar 10 a 14 kg.

Precisam de muito exercício?

Não, nem têm resistência para intensa atividade física. Cansam--se rapidamente. Dois pequenos passeios diários são suficientes.

Que cuidados especiais é preciso ter com cães desta raça?

São muito sensíveis ao calor. Em dias quentes não devem fazer exercício e os passeios só devem fazer-se de manhã cedo e à noite.

Que cores podem ter?

Castanho ou fulvo (desde o dourado ao avermelhado) branco, preto, tigrado ou malhado (como a Stitch).

São uma boa raça para crianças?

Sim, pois são muito brincalhões.

É preciso cuidado, contudo, pois têm muita força e são um pouco brutos, pelo que nas suas brincadeiras podem magoar.

São um bom cão para ter num apartamento?

Sim, pois a raça foi criada precisamente como cão de companhia. Precisam de muito contacto com os donos e gostam de estar aninhados. Além disso não são muito grandes e praticamente não ladram.

Como é a sua personalidade?

São cães muito dependentes dos donos, seguem-nos para todo o lado, e precisam imenso de mimo. São inteligentes, alegres e têm picos de energia durante o dia. Por vezes, são mesmo "destruidores". Se forem deixados sozinhos por longos períodos, há o risco de fazerem disparates e até de engolirem coisas perigosas.

A raça Bulldog Francês foi criada em França, depois de vários cruzamentos, a partir do Bulldog Inglês. Foi registada no final do séc. XIX

Tem tanto de maluca como de mimada. E só gostando muito dela se pode perdoar-lhe a lista interminável de pequenas maldades e grandes disparates com que tem brindado as suas donas desde que chegou lá a casa, em setembro do ano passado. Camila, 11 anos, vai enumerando: "Rói as pernas da mesa e das cadeiras, rói todas as pantufas que encontra, destrói meias, cuecas, lápis, canetas e elásticos de cabelo, risca com as unhas a mesa baixa para onde salta apesar de saber que não deve, destrói os brinquedos, mesmo aqueles de que mais gosta (ou sobretudo esses), come tudo o que pode e o que não pode também incluindo um bocado de parede fez chichi na cama da minha mãe, para se vingar por termos estado fora um fim de semana e a termos deixado com o meu tio..."

Dir-se-ia que no final desta descrição, Camila, a sua irmã Leonor, 14 anos, e a mãe Ana, estariam mais do que arrependidas da ideia de ter um Bulldog Francês. Mas não! Enquanto enumeram as loucuras da Stitch, fazem-lhe festas na barriga o que ela adora olham para ela, embevecidas, e pedem-lhe que vá buscar a bola, para mostrar as suas habilidades. Estão verdadeiramente apaixonadas!

Texto: Ana Esteves

Mario Joao