Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

O que é um buraco negro?

Visão Júnior

Sabias que o Universo tem buracos? Serão parecidos com os que existem nas estradas? O que aconteceria se lá caísses? Vem com os teus pais ao Planetário Gulbenkian, no próximo sábado, 14, e ouve as respostas pela boca de cientistas, numa inciativa da VISÃO Júnior e do Instituto de Astrofísica

Quando viramos os nossos olhos para o céu, à noite, nada nos faz supor que, entre aqueles maravilhosos pontos luminosos, se escondem buracos. É verdade! Formam-se através de um processo extraordinário, que quase parece magia – e que poderás descobrir qual é se assistires à sessão de dia 14 do IAstro Júnior, uma iniciativa conjunta da VISÃO Júnior e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Nesta terceira sessão, «Uma Aventura num Buraco Negro», os investigadores Francisco Lobo e Israel Matute, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Tiago Barreiro, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Universidade Lusófona, vão explorar com o público os buracos negros, o que são e como funcionam, o que aconteceria se «caíssemos» num e como os conseguimos observar, ao longo de três apresentações curtas, simples e interativas.

No final, os investigadores vão responder às tuas perguntas. Vale mesmo a pena participar, e ainda por cima a entrada é gratuita, basta inscreveres-te! Não percas tempo!

Planetário Gulbenkian, Lisboa

14 de setembro, 18h

Inscrições aqui