Visão Júnior

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeo: uma alforreca gigante foi vista em Inglaterra. Tem o tamanho de uma pessoa e é a maior alguma vez vista

Visão Júnior

Uma mergulhadora foi surpreendida por uma alforreca do seu tamanho, na costa sudoeste de Inglaterra. O momento foi gravado e as imagens são impressionantes

Foi vista na costa a sul de Inglaterra uma alforreca gigante, da espécie Rhizostomatidae (alforrecas de barril). A criatura foi encontrada perto de Falmouth pela bióloga Lizzie Daly, enquanto esta fazia mergulho na zona, como parte da sua campanha Wild Ocean Week. O momento foi captado pelo fotógrafo Dan Abbott.

Segundo a bióloga, encontrar uma alforreca do seu tamanho foi uma «experiência inesquecível», mas «de tirar o fôlego». «Eu sei que as alforrecas de barril ficam muito grandes, mas nunca tinha visto nada parecido com isto! Foi a melhor coisa que já fiz».

Lizzie sublinhou ainda a importância da descoberta para a campanha de sensibilização na qual está a trabalhar. O grande propósito da iniciativa era mostrar às pessoas a vida selvagem que vive nas proximidades, e por isso a alforreca foi «um sucesso tanto a nível pessoal quanto na tentativa de alcançar os objetivos de conservação». As alforrecas de barril são a maior espécie de alforrecas dos mares britânicos, mas é extremamente raro encontrar uma deste tamanho. Segundo a organização The Wildlife Trusts, estas alforrecas pesam geralmente 25 quilos e não crescem mais do que um metro. Embora a sua dimensão possa assustar facilmente, elas são inofensivas para os humanos.

Apesar de ser relativamente comum estas alforrecas serem arrastadas para a costa do Reino Unido, os especialistas dizem que, só nos últimos dias, foram vistas centenas de alforrecas com o tamanho semelhante a um ser humano.